Compondo o programa Parceria Pela Valorização da Educação, evento reuniu secretarias e equipes de ensino para debater os desafios educacionais no país
O município de Barro Alto participou do Encontro “Impacto Positivo Educação”, realizado em São Paulo, promovido pelo Instituto Votorantim. O evento, que teve como tema “Um olhar sobre equidade e práticas inclusivas na oferta e gestão da Educação”, reuniu Secretarias Municipais e equipes técnicas das redes de ensino das 38 cidades participantes do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A iniciativa é realizada pelo Instituto com apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Depois de dois anos no formato virtual, o evento voltou ao modelo presencial, reunindo especialistas para compartilhar conhecimentos sobre o contexto da educação nacional, da importância da criação de redes intersetoriais para mitigar desafios socioeducativos e o uso de recursos federais como ferramenta de apoio à redução das desigualdades na educação. Também foram apresentados casos de sucesso de redes de ensino que criaram ações e políticas públicas para promover educação com equidade e transformar realidades em seus municípios.
Representantes das Secretarias Municipais de Educação e parceiros técnicos do PVE também avaliaram os resultados de suas Matrizes de Competências, a fim de definir um plano de ação que atenda às prioridades de cada local, com foco na superação das desigualdades educacionais e na promoção da equidade. No PVE, a Matriz de Competências é a ferramenta que monitora o avanço dos municípios na adoção das práticas e o desenvolvimento de habilidades e competências em mobilização social e gestão escolar e educacional.
A Secretaria Municipal de Educação de Barro Alto foi representada no evento por Divaneide Moreira da Gama Cruz, coordenadora Pedagógica Geral da Educação Infantil dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), que atua como mobilizadora do PVE desde 2022. “O Programa veio para nos impulsionar, estimular e instigar a querer transformar e fazer mais pela nossa educação. Cada momento do encontro foi proveitoso, com interações e trocas de pessoas de regiões variadas, para conhecer outras realidades e ações diferentes, que podemos aderir futuramente. O PVE veio para fortalecer nossas estratégias pedagógicas e para pensar na qualidade educacional dos estudantes, de modo que não deixemos nenhum aluno para trás”, celebra.
PVE em Barro Alto
No ano de 2022, o PVE em Barro Alto teve como foco o processo de aprendizagem das crianças, com debates sobre evasão e abandono escolar e ações para que os diferentes setores pudessem trabalhar conjuntamente. No último ano, quase 30 pessoas participaram do PVE na cidade, entre gestores educacionais, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e creches e sociedade civil.
Os resultados foram muito positivos, visto a forte mobilização social e as ações efetivas de gestores escolares na criação de iniciativas para valorizar o protagonismo dentro das escolas, bem como a participação de todos os envolvidos. O programa trabalhou com três grupos no desenvolvimento de um plano de ações, conforme as necessidades do município. O foco se deu na recuperação da aprendizagem, a fim de que crianças e adolescentes que voltaram às aulas presenciais pudessem recuperar o conteúdo, dada a pandemia causada pela Covid-19.
O gerente da Unidade da CBA em Barro Alto, Alexis Dias de Souza, destaca a importância da parceria entre o PVE e os gestores escolares e educacionais e sociedade civil, de modo a fortalecer a qualidade do ensino local. “O Programa busca constantemente por novas ações e metodologias para aprimorar a educação pública nas comunidades. É com muita satisfação que acompanhamos o engajamento de toda a rede escolar e o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Esperamos continuar avançando juntos para fortalecer cada vez mais o ensino público e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável das regiões onde a Companhia está presente”, pontua.