O município promoveu várias atividades por meio das secretarias de Saúde, de Assistência e Promoção Social, Educação e Cultura. A “Semana do Bebê” visa promover ações que valorizam o fortalecimento da primeira infância.
Garantir às crianças condições para que se desenvolvam de forma plena e assegurar o direito à proteção, à saúde e educação de qualidade, além das garantias de todos os direitos definidos em lei. Foi pensando na primeira infância das crianças do município de Barro Alto que o prefeito doutor Geraldo Martins e a primeira-dama Nilza Martins, realizaram a 2ª Semana do Bebê. A iniciativa apoiada pelo Unicef objetiva mobilizar a comunidade para melhorar a situação de vida de cada criança, desde o ventre materno até os seis anos. Visa também a redução da desnutrição e mortalidade infantil, ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família, desenvolver ações durante o pré-natal, incentivo ao parto normal e humanizado, aleitamento materno e redução da gravidez na adolescência.
Barro Alto foi o primeiro município goiano a assinar Decreto de Lei, instituindo a implantação da Semana do Bebê no município. Com o Decreto nº 196, a Semana do Bebê faz parte do calendário anual de eventos do município e deverá ser realizada sempre na segunda semana de outubro.
Para doutor Geraldo, investir na primeira infância de uma criança é fundamental para o resto da vida de uma pessoa. Por isso tem se preocupado em promover ações que deem garantias às crianças do município para que elas possam se desenvolver com saúde e em segurança e principalmente melhorar a qualidade de vida não só das crianças, mas também de suas mães. “É uma satisfação enorme realizar a Semana do Bebê. Nós temos valorizado as mães gestantes, os bebês que nasceram e os que estão em crescimento. Por isso inúmeras ações foram realizadas durante a semana com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mães e dos seus filhos. Barro Alto está sendo grande nesse aspecto”, ressaltou doutor Geraldo.
De igual forma, a primeira-dama, Nilza Martins, também ressaltou a importância em realizar a Semana do Bebê em Barro Alto. Ela que é uma das incentivadoras da implantação do evento no município, não tem medido esforços para proporcionar melhoria na qualidade de vida dessas crianças. Ela aproveitou ainda, para incentivar o aleitamento materno. “Nós estamos aqui incentivando tudo que é mais natural que as mães amamentem mais seus filhos, se aproximem mais deles e lutem mais pelo parto normal. Nós temos vários programas de assistência às mães do nosso município. Durante toda a gravidez a mãe é assistida pela nossa equipe e elas conseguem todo apoio necessário. Fico muito feliz e agradecida em realizar a Semana do Bebê, não é fácil, mas nós temos uma equipe que faz a diferença e abraçam verdadeiramente a causa”, disse doutora Nilza.
O encerramento da Semana do Bebê no dia 10, contou com a presença do deputado estadual eleito, Renato de Castro, que participou da Carrinhada do Bebê. Teve ainda uma festa preparada especialmente para comemorar o Dia das Crianças, onde teve algodão doce, pipoca, cachorro quente e refrigerante. E ainda acesso a um parque montado com pula-pulas, brinquedos aquáticos e jogos eletrônicos durante todo o dia.
Durante o evento, doutor Geraldo, anunciou que a primeira casa construída no Distrito de Souzalândia com o dinheiro de seu salário, será entregue a família do bebê Francisco que nasceu no dia da 1ª Semana do Bebê de 2013.
O evento contou com a presença do prefeito, Geraldo Martins e primeira-dama, Nilza Martins; da representante do Unicef, Carolina Velho; da coordenadora da saúde e criança do Estado de Goiás, Rosa Vieira; secretários municipais; servidores; vereadores; e comunidade.
Veja isto também
Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos
Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …
Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP
O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …