Caiado anuncia inauguração de ala de atendimento oncológico em Uruaçu até o fim de junho

Hospital Estadual do Centro Norte terá capacidade para 91 internações, 65 cirurgias e realizar até 700 sessões de quimioterapia por mês

O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta quinta-feira (02/06) que o Hospital Estadual do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu, começa a tratar ainda neste mês de junho pacientes com diagnóstico de câncer. “Goiás não tinha atendimento em oncologia na rede pública estadual e vamos corrigir isso. Estamos implantando já este ano uma rede de assistência aos pacientes”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Para o secretário estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, ampliar o atendimento em oncologia é fundamental, pois os dados epidemiológicos apontam que nos próximos 30 anos esta será uma patologia com grande demanda, tanto em Goiás como no Brasil. “Organizamos o HCN para atender 91 internações e 65 cirurgias oncológicas por mês, com possibilidade de realizar até 700 sessões de quimioterapia mensalmente. Tudo será instalado para atender a demanda clínica e cirúrgica, com estrutura de centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, informa o secretário.

O atendimento no Hospital Estadual do Centro-Norte prevê clínica e cirurgia oncológica do aparelho digestivo, urologia, proctologia, dermatologia, pneumologia e ainda, serviço de quimioterapia. A regulação será de responsabilidade do Complexo Regulador Estadual (CRE).

Estrutura na Capital

O anúncio da ala de oncologia no HCN foi feito pelo governador ao comemorar que a Câmara Municipal de Goiânia aprovou a isenção das taxas de desmembramento do terreno cedido pela União para construção do Hospital Estadual do Câncer. A intenção é dotar a rede própria hospitalar estadual de uma unidade oncológica de referência, sonho que tomou forma quando o governador Ronaldo Caiado buscou a cessão da área junto à União em maio de 2021.

Com 136,4 mil metros quadrados, em Goiânia, o Hospital Estadual do Câncer vai abrigar um complexo para tratamento de pacientes com câncer, que, segundo o governador, está sendo projetado para ser uma unidade de grande porte, estruturada para atender toda a região.

O local fica próximo à Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153. O espaço também deve receber amplo setor para abrigar familiares de pacientes que estiverem em tratamento na unidade, oriundos de municípios do interior de Goiás.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Desafio Liga Jovem Se Liga no Futuro

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição …

Frente fria provoca chuva e queda de temperatura em Goiânia

A partir desta terça-feira (24), estado registra queda nas temperaturas; Companhia alerta para aumento do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.