Caiado anuncia inclusão de conselheiros tutelares no Ipasgo Saúde

Governador garantiu envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa para oficializar direito; anúncio ocorreu durante evento do Goiás Social para capacitação de profissionais da área, em Goiânia

Caiado e Gracinha dão as boas-vindas a conselheiros tutelares, durante capacitação: melhorar atendimento a crianças e adolescentes

Os conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos poderão contar, em breve, com o atendimento oferecido pelo Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). A novidade foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta quarta-feira (17/04), durante evento do Goiás Social voltado para a capacitação de 1,3 mil profissionais da área, no auditório da Assembleia Legislativa, em Goiânia.

“Eu recebi a solicitação dos conselheiros e já determinei o encaminhamento de um projeto de lei em caráter de urgência para que todos estejam incluídos no Ipasgo Saúde”, assegurou. Para entrar em vigor, a matéria deve ser aprovada em duas votações pelos deputados e receber a sanção do Executivo. Serão beneficiados 1.315 conselheiros tutelares em atuação em 262 unidades espalhadas pelo estado.

A inclusão no plano se soma a uma série de ações voltadas à categoria, como cursos e oficinas. Na capacitação de hoje, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, destacou por que os trabalhadores merecem atenção especial. “O conselheiro tutelar é o verdadeiro guardião da lei para proteger e dar dignidade aos menores que sofrem qualquer tipo de problema por todo o Estado”, disse. “Esse é um trabalho crucial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera.”

O tema do encontro foi “atribuições e competências de conselheiros tutelares”. A programação incluiu palestras com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, e com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edson Lucas Viana, especialista em direitos da criança e do adolescente. “Vamos usar esse aprendizado nos nossos atendimentos presenciais”, afirmou o conselheiro tutelar de Sanclerlândia, Francisco Sousa.

Na ocasião, o governo ainda entregou mais de mil smartphones apreendidos e doados pela Receita Federal para auxiliar as equipes. “Com esses aparelhos, elas terão mais agilidade para acompanhar e executar as políticas públicas”, salientou Gracinha. A doação foi intermediada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel. Todos os 1.315 conselheiros receberão os aparelhos.

Apoio

O Goiás Social promoveu, desde 2019, mais de 1.500 cursos e treinamentos para conselheiros tutelares. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), os municípios recebem suporte institucional; capacitação para sistemas de informação; Sistema de Garantias de Direitos (SGD) e uso de recursos de fundos, entre outros. “É preciso apoio institucional, estrutura, recursos e capacitação. É essa capacitação de qualidade que nós estamos promovendo”, destacou o secretário Wellington Matos.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Gracinha Caiado na abertura do Goiás Social em Padre Bernardo

Município do Entorno do Distrito Federal recebe edição itinerante do programa na semana em que …

HGG realiza primeira captação múltipla de órgãos de 2025 durante feriado prolongado

Fígado, rins e córneas foram destinados a pacientes do estado que aguardavam por um transplante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.