MAIO AMARELO_90x468
Dengue_PMU2024
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Caiado prorroga quarentena em função do novo Coronavírus até o dia 19 de abril

O novo Decreto do governador traz a liberação de mais alguns serviços, entre eles os de feiras livres de hortifrutigranjeiros

O governador Ronaldo Caiado disse em coletiva hoje, 3, que prorrogou o decreto de quarentena em função da pandemia do novo Coronavírus até o dia 19 de abril para garantir a saúde dos goianos e evitar colapso na rede hospitalar de Goiás, como tem ocorrido em várias partes do mundo. Ele mostrou isso explicando a necessidade da manutenção do isolamento social, acompanhado de uma explicação detalhada com números de pesquisa e levantamentos com base em estudos científicos feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Goiás Adriano da Rocha Lima.

Caiado voltou a pedir cautela à população, argumentando que fique em casa, que use máscara, e isso foi como uma recomendação médica, que a situação é séria, que o vírus é muito contagioso e pode trazer consequências graves ao sistema de saúde do Estado. Disse ainda que essas medidas tomadas foram discutidas com a sociedade organizada e que a luta agora em Goiás é para a preservação de vidas. “Em Goiás, o governo está tomando todas as providências para manter as pessoas isoladas e com saúde” afirmou, acrescentando que o que se faz é pensando em buscar condições para que os goianos possam sobreviver a essa pandemia.

Adriano mostrou projeções do que aconteceu em outros locais onde houve providências do isolamento e onde isso não aconteceu. Disse que com o isolamento e os bons hábitos de higiene melhoram os índices de infestação com o novo Coronavírus, diminuindo a transmissão e que é esse justamente o propósito das ações do Governo de Goiás com essas medidas. “Sem o isolamento, as pesquisas mostram que um infectado pode passar a doença para mais outros três. Quem controlou com isolamento, reduziu o fator de contaminação para menos de uma outra pessoa”, observou. Disse também que, por causa do isolamento, em Goiás esse índice está em 1,6, e que por isso é importante que as pessoas continuem em casa.

Apelo para que fiquem em casa

Em seguida, em live aos veículos de comunicação da Agência Brasil Central (ABC), comandada pelo apresentador Daniel de Paula, o governador Ronaldo Caiado reforçou que não se pode afrouxar a mão nesse momento e por isso mesmo que ele editou um novo decreto que vai até o dia 19 de abril. Após essa data, avaliou, vai poder fazer uma projeção melhor e, se for o caso, liberará mais alguns serviços. Essa espera se dá também para que se equipem mais hospitais, para que os goianos não fiquem sem atendimento, em caso de necessidade, assegurou.

Voltou a fazer um apelo às pessoas para que fiquem em casa, evitem aglomeração, usem máscara e que colaborem para que Goiás saia o mais rapidamente possível dessa quarentena. Segundo ele, quanto mais em casa as pessoas ficarem, menor é a proliferação do novo coronavírus, isso baseado em estudos científicos feitos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e organismos do Governo de Goiás. Reafirmou que a grande preocupação é com o colapso do atendimento hospitalar, não está preocupado com as fake News, e que quem propaga notícias mentirosas “é psicopata”. Destacou que quem descumpre a quarentena para seu benefício próprio sem se importar com as outras pessoas é egoísta e desrespeita o próximo.

Caiado falou também que não quer misturar a luta contra a pandemia do novo Coronavírus com a política. “Fiquei sabendo que amanhã vence o prazo para novas filiações visando as eleições deste ano e não fiz uma reunião sequer, porque estou focado nessa luta para debelar de Goiás essa doença”, assinalou.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.