Caiado ressalta papel da Defensoria Pública como guardiã dos princípios da cidadania

Ronaldo e Gracinha Caiado durante homenagem ao Dia do Defensor Público no Palácio das Esmeraldas

Durante evento em homenagem aos defensores públicos, no Palácio das Esmeraldas, governador destacou parceria que contribuiu para tornar a gestão estadual uma referência nacional. Na ocasião, a primeira-dama recebeu a Medalha de Honra ao Mérito, maior honraria oferecida pela entidade

O papel da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) como guardiã dos princípios da cidadania foi ressaltado pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (7/5), durante uma homenagem ao Dia da Defensoria Pública e do Defensor Público, no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião, Caiado destacou ainda a parceria estreita entre os Poderes constituídos, que contribuiu para tornar a gestão estadual uma referência nacional de eficiência e respeito ao dinheiro público.
Durante seu discurso, Caiado reforçou o compromisso do governo em ampliar o acesso à justiça e fortalecer o sistema de proteção aos direitos sociais. “A nossa parceria é indiscutível e, desde que assumi o governo, a Defensoria Pública sempre está sentada à mesa das decisões. O espírito público é fundamental para que as pessoas enxerguem aqueles que vivem em situações precárias no nosso estado. Cidadania não é apenas um apoio, é a independência que o cidadão deve ter para não precisar da mão do Estado para sobreviver”.
“O trabalho da Defensoria Pública é silencioso, muitas vezes invisível para muitas pessoas, mas absolutamente essencial para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária. Ela está presente nos momentos mais decisivos da nossa atuação social”, afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, ao receber a Medalha de Honra ao Mérito, maior honraria oferecida a personalidades que contribuíram para a implementação, estruturação, fortalecimento e respeito à autonomia da entidade.
O chefe do Executivo goiano frisou o cuidado da instituição ao conceder uma honraria como essa. “Eles são exigentes para que possam entregar essa comenda a uma pessoa, e isso engrandece e reconhece o trabalho que você tem feito, é uma pessoa atenciosa durante todo esse nosso período de governo à frente da área social do Estado”.
“Hoje entregamos essa honraria para Gracinha Caiado, nossa primeira-dama do Estado, porque não há dúvidas quanto à relevância e a importância do seu reconhecimento, o seu diálogo para todos esses requisitos da resolução, que foi aprovada em unanimidade”, afirmou o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, que foi reconduzido ao cargo para os anos de 2025 e 2026.
No dia 5 de maio foi celebrado o Dia da Defensoria Pública e os 14 anos da DPE-GO. Já o Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público é celebrado em 19 de maio. Atualmente, a Defensoria Pública goiana conta com 134 defensoras e defensores públicos em seu quadro, presentes nas comarcas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas, Trindade, Luziânia e Valparaíso de Goiás.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

HGG realiza primeira captação múltipla de órgãos de 2025 durante feriado prolongado

Fígado, rins e córneas foram destinados a pacientes do estado que aguardavam por um transplante …

Desemprego no primeiro trimestre é de 7%, o menor da série histórica iniciada em 2012

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 30 de abril, e representam um recuo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.