O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) realizou no dia 30, a abertura da segunda edição do Seminário Local de Iniciação Científica. O evento seguiu até o sábado, dia 31. Veja a relação completa de todos os trabalhos apresentados no seminário.
Presentes ao evento, o Diretor-Geral do Câmpus Uruaçu, professor Ubaldo Eleutério da Silva, o Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Thiago Cardoso de Deus, o Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, Leone Borges Evangelista.
De acordo com Thiago Cardoso, o evento é importante para apresentar para a comunidade interna os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos durante o ano de 2011 e 2012. No total, 15 trabalhos foram inscritos na programação local do seminário, um crescimento de significativo em relação ao ano anterior quando foram apresentados sete trabalhos.
Thiago Cardoso falou rapidamente sobre a característica e a finalidade de cada um dos vários programas ofertados aos alunos e servidores do IFG, tais como PIBIC, PIBID, PIBIT, PIBIC-AF, PROAPP. “É importante que os alunos se dediquem nas aulas, em cada disciplina, pois, é exigido que os interessados em participar dos programas tenham coeficiente de rendimento acadêmico superior é a nota seis.”, disse.
Em sua fala, Ubaldo Eleutério destacou o inegável crescimento dos programas de pesquisa dentro da instituição. A cada ano a instituição oferece mais vagas nos programas, mais alunos são contemplados com bolsa para o desenvolvimento da pesquisa. Temos exemplos de alunos que foram apresentar o resultado de suas pesquisas em outras instituições fora do estado de Goiás’, afirmou.
O seminário local antecede o evento institucional, que é um seminário único em que todas as produções de todos os Câmpus do IFG são apresentadas em conjunto. Essa segunda etapa é realizada também anualmente, de forma itinerante, ou seja, cada ano acontece em um Câmpus.