A empresa foi a única do setor de mineração incluída na premiação, que promove as maiores práticas empresariais na área de responsabilidade social
A Anglo American foi reconhecida pela Business in the Community (BITC), organização sem fins lucrativos presidida pelo Príncipe Charles, com o título de platina no Índice de Responsabilidade Corporativa 2012, premiação referência no Reino Unido.
A empresa foi a única no setor de mineração contemplada no grupo das 30 ganhadoras, o que reforça o seu compromisso com iniciativas de desenvolvimento social nas comunidades onde atua. “Gerenciar os impactos sociais, econômicos e ambientais de nossas operações é fundamental para o nosso sucesso. A proatividade da Anglo American em contribuir com os valores das comunidades é um grande diferencial”, afirma Cynthia Carroll, presidente global da companhia. “Esse reconhecimento da BITC reforça a posição de liderança da Anglo American e a nossa dedicação em entender às necessidades dos vários stakeholders da empresa”, completa.
Além do título platina em Responsabilidade Corporativa pela BITC, a Anglo American faz parte de outros respeitados índices de sustentabilidade. Na bolsa de valores de Londres, a companhia integra o FTSE4Good, índice reconhecido por uma das mais rigorosas agências de qualificação do mundo, a britânica EIRIS (Ethical Investment Research Service, em português, Serviços de Pesquisa de Investimentos Éticos). Já na bolsa de valores de Nova York, a Anglo American faz parte do Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones (Dow Jones Sustainability World Index – DJSI World).
Responsabilidade corporativa no Brasil
Nos municípios de Niquelândia e Barro Alto (ambos em Goiás), onde a Unidade de Negócio de Níquel da Anglo American possui as suas operações no Brasil, o compromisso com a responsabilidade socioambiental é uma preocupação constante. Além do investimento em infraestrutura básica, com a construção de hospitais, escolas e centros de aprendizagem industrial, a Anglo American possui parcerias com ONGs como a CARE Brasil, Reprolatina, Barong e Agenda Pública. Entre os projetos fomentados estão o desenvolvimento dos empreendedores e fornecedores locais, o fortalecimento institucional, iniciativas culturais e educacionais sobre biodiversidade, a inclusão de jovens pela música e pelo esporte, além da promoção da saúde sexual e reprodutiva.
Em Niquelândia, a empresa já investiu mais de R$ 1 milhão em projetos sociais. O projeto Xuá de Três, por exemplo, uma parceria com a Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas (FGBC) e com a Associação dos Deficientes de Niquelândia (Asdeniq), promove a inclusão de cadeirantes por meio do basquete. Já o projeto Sinfonia do Cerrado, apoiado via Lei Rouanet, beneficia crianças e adolescentes de baixa renda a partir do ensino de música erudita com instrumentos inusitados, como o violão e o cavaquinho.