quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Chapada comemora embarque do seu 100º navio com concentrado de cobre

Desde fevereiro de 2007, quando foi carregada a primeira embarcação, 100% das entregas foram feitas no prazo e com qualidade

A Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), empresa da Yamana, no dia 27 de fevereiro, realizou o carregamento do seu 100º navio com concentrado de cobre. A embarcação, denominada Saga Monal, com destino ao porto de Brunsbuttel, na Alemanha, levou 10.870,43 toneladas do produto. “Chegar a essa marca é histórico para a mineradora, pois completamos 100% das entregas, nos prazos estabelecidos e com qualidade”, comenta Carlos Paraizo, gerente-geral da MMIC. Até esta data a empresa já exportou 1.255.885,63 do material.

O gerente-geral credita a conquista ao trabalho de toda a equipe envolvida no processo. “Para chegarmos a essa quantidade de concentrado de cobre vendido e embarcado, contamos com a competência de nossos profissionais, o que tornou essa marca uma realidade”, diz. O primeiro embarque do concentrado de cobre data de fevereiro de 2007. Com o nome de Gwendolyn, levou 16.707,30 toneladas também para o porto alemão Brunsbuttel.

Para atingir o marco centenário e garantir a continuidade do embarque, a Yamana conta com uma complexa operação de logística para levar o material para Anápolis (GO) e Vitória (ES). O Coordenador de logística interna da Yamana, Ricardo Durão também faz questão de ressaltar o esforço das empresas parceiras. “Da mina até o porto de embarque são cerca de 1,7 mil quilômetros, e para percorrermos o trajeto, elas são fundamentais”. Entre as empresas estão: a Cooperalto, D’Granel, Lenarge, Porto Seco Centro Oeste e Multilift que é a operadora portuária.

Para atender toda esta demanda a Yamana utiliza os seguintes modais de transporte: Ferroviário, Rodoviário e Marítimo.

O fato se torna ainda mais significativos quando se leva em consideração as melhorias geradas nas comunidades pela presença da Yamana na região, e os muitos programas realizados junto aos habitantes locais.

“Premissas básicas em cada ação realizada pela Yamana são ética, respeito ao ser humano, ao meio ambiente, aprimoramento contínuo, transparência e responsabilidade”, diz Paraizo. “Mais do que volumes consideráveis de produtos vendidos, a companhia faz questão de gerar o desenvolvimento local e garantir oportunidades às regiões do entorno de suas operações e projetos”. Ainda segundo o gerente-geral, a empresa cumpre um papel muito importante na capacitação de mão-de-obra local, melhoria de serviços e preocupação com questões ambientais.

Prova do sucesso da Yamana é o reconhecimento do mercado, como o prêmio de Empresa do Ano do Setor Mineral, pela revista especializada Brasil Mineral, na categoria Mineração de Grande Porte, e a eleição como segunda maior mineradora do país em Valor da Produção Mineral pelo ranking de 2010 da revista Brasil Mineral. A Yamana também é a responsável por Alto Horizonte liderar as exportações no estado de Goiás.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.