segunda-feira , 15 agosto 2022
Home » Cidades » Barro Alto » Dia do Caminhoneiro é celebrado pela Anglo American
A vida dos profissionais que cruzam o Brasil todo para levar matérias-primas, produtos e diversos tipos de bens reserva uma série de riscos que podem ser evitados com uma boa conscientização e prevenção eficiente. No dia 30 de junho (quinta-feira), Dia do Caminhoneiro, a Anglo American e o Instituto Cultural Barong vão levar aos caminhoneiros que trafegam pelo Trevo de Niquelândia, principal entrada da cidade, informações importantes para uma boa manutenção da saúde do homem, das 8h às 18h. Este é o segundo ano dessa parceria que alia o conhecimento em intervenções comportamentais do Barong e a expertise da Anglo American em segurança e saúde do trabalhador.

Dia do Caminhoneiro é celebrado pela Anglo American

Ação realizada com apoio do Instituto Cultural Barong alerta para os cuidados com a saúde do homem

A vida dos profissionais que cruzam o Brasil todo para levar matérias-primas, produtos e diversos tipos de bens reserva uma série de riscos que podem ser evitados com uma boa conscientização e prevenção eficiente. No dia 30 de junho (quinta-feira), Dia do Caminhoneiro, a Anglo American e o Instituto Cultural Barong vão levar aos caminhoneiros que trafegam pelo Trevo de Niquelândia, principal entrada da cidade, informações importantes para uma boa manutenção da saúde do homem, das 8h às 18h. Este é o segundo ano dessa parceria que alia o conhecimento em intervenções comportamentais do Barong e a expertise da Anglo American em segurança e saúde do trabalhador.

Para as comemorações de 2011, foi preparada uma cartilha educativa bastante abrangente, com linguagem fácil e bem-humorada para quebrar tabus quando o assunto é, por exemplo, a sexualidade ligada à saúde masculina. O material aborda o autocuidado sexual e reprodutivo, prevenção de gravidez, DST e Aids, drogas, alcoolismo, higiene pessoal, violência, alimentação, legislações sobre paternidade, planejamento familiar e proteção aos dependentes, orientações e esclarecimentos e cuidados para manutenção da saúde física, psicológica e familiar – entre muitos outros tópicos.

Para Silvia Almeida, assistente de Responsabilidade Social da mineradora, as atividades são um complemento ao trabalho de saúde pública da região e do Brasil. “Ações alinhadas com programas de prevenção nacional, estadual e municipal, que falem a mesma linguagem, intensificam as campanhas já existentes e colabora com a diminuição das infecções pelo HIV, que é também a proposta de nossa política de combate à Aids”, diz Silvia, que há mais de 15 anos desenvolve programas de prevenção dentro e fora da Anglo American.

Os trabalhadores da estrada receberão também preservativos e, para tornar a ação colaborativa, cada pessoa abordada será entrevistada, levando consigo, além do material, um CD com a gravação, feita ali mesmo, em formato de programa de rádio, sobre questões de seu cotidiano ligadas ao tema da campanha. “É um conteúdo colaborativo, no qual o caminhoneiro é o protagonista da ação. Com seus relatos, podemos obter um panorama melhor da saúde do trabalhador na região e contribuir com projetos governamentais”, diz Marta McBritton, presidente do Instituto Cultural Barong.

Esta ação inédita será estendida também ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, desta vez para empregados da Anglo American em Niquelândia. O programa de rádio produzido com os depoimentos e os CDs distribuídos serão uma forma de reproduzir as mensagens educativas na comunidade, não limitando a conscientização aos trabalhadores abordados, mas às famílias e amigos, democratizando o acesso ao material.

Complementam as atividades oferecidas pela Anglo American e Instituto Cultural Barong uma capacitação, a pedido do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do município, no dia 1º de julho, para 110 agentes de Saúde da Família atuantes em Niquelândia, abordando DST (atualização, abordagem sindrômica, técnicas de comunicação) e Saúde do Homem – das 8h às 16h – e um treinamento a gestores municipais sobre acesso a recursos públicos, na 2ª quinzena de julho.

Anglo American e Aids

A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Instituto Cultural Barong

O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Criado em 1996, com a característica de uma “Ong na Rua” foi pioneiro no conceito de “marketing social itinerante”, buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.

Utilizando uma unidade móvel na qual é inflada uma camisinha de 5m de altura, o Barong disponibiliza a sua equipe multidisciplinar – psicólogas, sexólogas, arte educadores e agentes de saúde – a toda população. Os profissionais do Barong realizam aconselhamentos, pronto-atendimento psicológico, encaminhamentos para os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva; sempre com delicadeza e bom humor.

Desde a sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids. Em 2002 a Instituição recebeu o Primeiro Lugar no Prêmio de Ações Sustentáveis em Hiv/Aids do Ministério da Saúde; em 2004, venceu o Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil e em 2005 também foi indicado a este mesmo prêmio. A Instituição é reconhecida também por sua capacidade de realizar campanhas educativas em espaços públicos, tendo pesquisas, estudos e trabalhos publicados sobre vulnerabilidade e comportamentos de risco em situações de lazer, férias e afins.

 

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Em Barro Alto engenheiro é preso suspeito de tentar fraudar licitação de R$ 3,5 milhões

Comissão de licitação da prefeitura descobriu que uma certidão negativa teve a data de emissão ...

Programa Parceria pela Valorização da Educação retoma atividades em Barro Alto

Iniciativa atua no fortalecimento da gestão educacional do município, com foco na recuperação da aprendizagem ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.