Com o objetivo de reforçar o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, a Anglo American realizou no último dia 07 de dezembro, em Niquelândia, uma nova rodada de encontros do 10º Fórum Comunitário Intercâmbio, onde a empresa apresentou para a comunidade do município os resultados das ações de desenvolvimento sustentável e as principais questões que nortearam o trabalho da companhia durante o ano de 2010. Nesta edição voltou-se à dinâmica de mesas temáticas. Os participantes se dividiram em várias mesas de discussão sobre temas Educação, Cultura, Meio Ambiente e Geração de Renda, e puderam expressar em um formulário, sua opinião sobre um dos assuntos. A analista de Relações com a Comunidade em Niquelândia, Janaíne Amaral, explica que o procedimento estimula a participação comunitária e a troca de experiências. O material preenchido será analisado pela equipe de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, norteando as próximas ações da empresa em Niquelândia. “Esse Fórum é um contato que a Anglo American tem com a comunidade, aqui a gente pode esclarecer algumas questões da área social, orientando a comunidade na elaboração e apresentação de projetos. Temos trabalhado com a comunidade, para que ela apresenta projetos sustentáveis, que sejam na área de geração de renda, culturais, educacionais e ambientais” afirmou Janaíne Amaral, analista de relacionamento com a comunidade da Anglo American em Niquelândia. As crianças do projeto PAES, uma das iniciativas apoiadas pela Anglo American no município, se apresentaram no Fórum. As encenações de dança e música representaram um dos resultados do projeto, que atende 80 crianças que residem na Vila Mutirão em Niquelândia e prevê a transferência de conhecimentos na linha da educação integral informal por profissionais envolvidos com trabalhos sociais e educacionais, focados no atendimento do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social. Este projeto contou com a parceria da Fundação Gol de Letra junto com a PUC de São Paulo para transferência de metodologia.
Apresentação de resultados
Em sua apresentação, Janaíne esclareceu questões levantadas na avaliação do último fórum, realizado em junho deste ano, e apresentou os resultados dos projetos apoiados pela Anglo American. Em 2010, foram recebidos 32 projetos, dos quais sete estão aprovados, 11 em análise e 14 não foram aprovados. No total, são cerca de R$ 720 mil em investimentos sociais em Niquelândia. Entre as ações de geração de renda que vêm sendo realizadas, estão os projetos Massificação do Plantio Direto, Seringueira, Casa do Artesão, Costurando o Futuro, Eu Reciclo e Apicultura. Os projetos ambientais desenvolvidos em 2010 foram Fé no Meio Ambiente, Cerrado Vivo – Sem queimadas, campanha contra o lixo nas estradas e a cartilha Biodiversidade vai à Escola. Incentivando a cultura e a educação, a Anglo American apoiou também os projetos Sinfonia do Cerrado, Biblioteca Cora Coralina, PAES, Chute Tabela e Xuá, além de oferecer apoio a manifestações culturais tradicionais da região, a Festa do Divino Espírito Santo e a Cavalgada. Levantando a bandeira contra a AIDS e o preconceito, a Anglo American promoveu em 2010 o Dia do Caminheiro, com uma série de atividades de conscientização e prevenção a DST/Aids voltada aos caminhoneiros e à comunidade local. Além disso, a empresa celebrou, em parceria com o Instituto Cultural Barong, o Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, com uma série de atividade educativas. Janaíne apresentou também projetos que estão aprovados, mas ainda não foram iniciados. Estão previstos investimentos de cerca de R$ 570 mil para a construção do entreposto e Casa do Mel em Niquelândia, Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino.
Participação da comunidade
Mais do que apresentar de resultados, o Fórum Intercâmbio é promovido com o propósito de validar as percepções e as questões importantes para as comunidades. O espaço para discussão reafirma o compromisso da Anglo American de ouvir os membros da comunidade onde atua para, assim, saber como contribuir para o desenvolvimento sustentável local. A comunidade de Niquelândia entende a importância da troca de experiências. “É nesse momento que descobrimos o que a Anglo American está desenvolvendo no nosso município e também podemos relatar o que a comunidade está precisando. É uma troca muito positiva para todos os envolvidos”, disse a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente do município, Patrícia Peixoto. Quem participa dos projetos apoiados pela Anglo American também valoriza o encontro. “No fórum podemos expor nossas dúvidas e conhecer os projetos desenvolvidos em Niquelândia. Eu participo do projeto Seringueiras e também farei parte da Casa do Mel. Além da geração de renda e emprego, esses projetos permitem a integração social, o que é o mais importante”, compartilhou a cozinheira Maria Serrano Ferreira.