Dia Mundial da Energia: como a tecnologia está revolucionando a atuação da Equatorial Goiás

Com mais de R$ 13 milhões investidos em automação em um ano e cerca de 30 mil inspeções realizadas com drones em poucos meses, companhia reduz tempo de atendimento e moderniza a operação com sistemas inteligentes de monitoramento

Já parou para pensar em tudo o que acontece até a energia chegar a uma residência? Por trás de uma luz acesa dentro de uma casa, há equipes que enfrentam as variações do clima e desafios de acesso, especialmente, em áreas rurais, como estradas com atoleiros e porteiras trancadas.

Para apoiar esse trabalho e tornar o processo cada vez mais ágil e seguro, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na reconstrução da rede elétrica em todo o Estado. Por meio desse investimento, a Equatorial Goiás vem implementando soluções que aumentam a eficiência dos atendimentos e modernizam a operação. Tecnologias como drones para inspeções de redes e sistemas automatizados de monitoramento têm contribuído para reduzir o tempo de atuação em ocorrências. Esse avanço ganha ainda mais relevância no contexto do Dia Mundial da Energia, celebrado nesta quinta-feira, 29 de maio.

A companhia segue com investimentos estratégicos para garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e eficiência para seus clientes. No primeiro trimestre de 2025, a distribuidora realizou cerca de 30 mil inspeções em sua rede, utilizando drones para monitoramento e garantindo um diagnóstico preciso e ágil de possíveis falhas. As inspeções são fundamentais para identificar pontos críticos com antecedência, prevenir interrupções e otimizar o planejamento das manutenções, garantindo mais segurança e continuidade no fornecimento.

Atualmente, 100% dos trabalhos executados em campo utilizam tecnologias digitais e a companhia conta com mais de 8 mil equipamentos da rede de distribuição que garantem mais agilidade no atendimento aos clientes. Essas inovações são essenciais para garantir a recomposição do sistema de forma ágil. O superintendente técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira, afirma: “Seguimos investindo continuamente em tecnologia e inovação para tornar o fornecimento de energia cada vez mais seguro, eficiente e confiável para todos os nossos clientes em Goiás.”

A avaliação positiva sobre o uso dessas tecnologias também vem de especialistas do setor. O engenheiro eletricista Jovanilson Faleiro de Freitas, profissional com ampla trajetória no sistema elétrico nacional e referência técnica em Goiás, destaca que a modernização das operações representa um avanço expressivo na confiabilidade da rede e na energia que chega para milhões de lares diariamente. “Contamos com tecnologias que auxiliam e complementam as equipes na execução das atividades de campo, garantindo ações mais assertivas, programações eficientes, além da qualidade e da segurança de todos os materiais aplicados na rede”, ressalta o especialista em engenharia elétrica que tem passagens no setor elétrico também como auditor líder em certificações internacionais e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO).

Inovação e força humana

Embora a tecnologia tenha transformado e facilitado a execução dos trabalhos da companhia, a presença dos técnicos ainda é fundamental. A atuação dos profissionais no campo continua sendo indispensável. Luiz Felipe Quintino é um dos responsáveis por fazer o plano de reconstrução e modernização do sistema elétrico acontecer na região de Rio Verde, onde atua como líder de serviços técnicos e comerciais. O engenheiro consegue ver de perto o avanço da recuperação do sistema com o uso constante de novas ferramentas. “Hoje, com o apoio de drones, conseguimos inspecionar redes inteiras em poucos minutos, algo que antes levava horas ou até dias. No entanto, nada disso substitui o olhar atento das equipes. São os profissionais dedicados, atuando 24 horas em campo, que interpretam os dados, tomam decisões rápidas e garantem que tudo funcione corretamente. Eles são o elo entre a tecnologia e a realidade”, destaca Luiz Felipe.

A combinação entre inovação tecnológica e o esforço humano é o que assegura, de fato, a qualidade e a continuidade no fornecimento de energia realizados pela concessionária. O trabalho manual, que inclui desde reparos até a inspeção de redes em locais de difícil acesso, exige habilidades técnicas e decisões rápidas que só os profissionais capacitados podem oferecer.

Manutenção preventiva e segurança

Além dos investimentos em tecnologia, a Equatorial Goiás também reforçou as ações de manutenção preventiva com foco no controle da vegetação próxima à rede elétrica, uma das principais causas de desligamentos, especialmente, em períodos de chuvas e ventos fortes. No primeiro trimestre de 2025, foram realizadas mais de 75 mil podas, o equivalente a cerca de 830 intervenções por dia, priorizando áreas de risco para evitar acidentes e garantir a continuidade do fornecimento.

O manejo adequado da vegetação é essencial para reduzir interferências na rede, aumentar a segurança da população e preservar a estabilidade do sistema elétrico em todo o Estado. “Manter a vegetação sob controle é tão estratégico quanto investir em tecnologia. É esse cuidado diário que evita desligamentos, protege vidas e garante uma rede elétrica mais segura para todos”, finaliza o superintendente técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira.

Trabalhômetro

A população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/). Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

DATAGRO realiza pela primeira vez em Goiânia evento sobre Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão

Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras …

Terras Raras: Minaçu é a única cidade fora da Ásia a produzir em escala comercial quatro elementos essenciais

Minaçu (GO), conhecida pela extração de amianto, já atrai atenção do mundo após início da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.