Política pública pioneira no Brasil, iniciativa pretende transformar a gestão urbana dos 246 municípios goianos, por meio de tecnologia, dados e planejamento estratégico


Lançado nesta terça-feira, Plano Goiás Inteligente tem como objetivo melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida da população

O Governo de Goiás lançou nesta terça-feira (27/5), o Plano Goiás Inteligente, uma política pública pioneira no Brasil que pretende transformar a gestão urbana dos 246 municípios goianos, por meio de tecnologia, dados e planejamento estratégico. O evento aconteceu no Hub Goiás, em Goiânia.
A iniciativa, liderada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC), tem como objetivo melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida da população. O plano oferece ferramentas digitais, painéis de indicadores, capacitação de gestores e incentiva a inovação em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade e meio ambiente.
O subsecretário de Energia, Telecomunicação e Cidades Inteligentes, Renato Lyra, afirma que o plano permitirá uma atuação mais eficiente. “Será possível analisar uma situação com base em indicadores padronizados e comuns a todos os municípios. Isso vai permitir mais assertividade e uma eficiência maior na hora de fazer políticas públicas, tanto em nível municipal quanto em nível estadual”, destaca.
Para o presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC), Jeferson Cheriegate, um dos principais diferenciais da iniciativa é o apoio direto do Governo de Goiás aos municípios. “Os municípios vão ter o apoio do Estado para sair da inércia, para começar a estruturar o trabalho”, explica.

Plano Goiás Inteligente
O plano parte de indicadores técnicos amplamente reconhecidos, como as normas ISO 37120, 37122 e 37123; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. A proposta é oferecer um diagnóstico técnico individualizado para cada município, identificando vocações e desafios locais e propondo soluções sob medida que promovam maior eficiência e sustentabilidade urbana.
A curto prazo, será possível mapear tecnicamente todos os municípios goianos, classificando-os de acordo com sua maturidade digital, capacidade institucional e infraestrutura. A médio e longo prazos, a iniciativa visa consolidar um ambiente de governança inteligente em Goiás, com dados integrados, políticas públicas adaptadas à realidade local e mecanismos permanentes de avaliação e inovação.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

DATAGRO realiza pela primeira vez em Goiânia evento sobre Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão

Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras …

Terras Raras: Minaçu é a única cidade fora da Ásia a produzir em escala comercial quatro elementos essenciais

Minaçu (GO), conhecida pela extração de amianto, já atrai atenção do mundo após início da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.