segunda-feira , 8 setembro 2025

Dom Messias deixa a Diocese de Uruaçu

Em missa na Catedral de Uruaçu, Dom Messias anuncia oficialmente sua nomeação para a Diocese de Teófilo Otoni MG

Dom Messias dos Reis Silveira, bispo por quase 12 anos da Diocese de Uruaçu, nomeado na quarta-feira (14) novo bispo para a Diocese de Teófilo Otoni (MG) presidiu Santa Missa em ação de graças, na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu, na noite do dia em que foi transferido. A Catedral estava cheia de fiéis e concelebraram com o bispo, 12 padres.

Em sua homilia, Dom Messias refletiu sobre a liturgia do dia em que a Carta de São Paulo a Tito (3,1-7) se refere ao ministério do bispo, um homem amável, pobre, humilde, a serviço do evangelho. O Salmo 22 (23) muito específico trata do Bom Pastor, aquele que conduz as ovelhas nos momentos difíceis. O Evangelho, por sua vez, narra a cura dos 10 leprosos lembrando que Jesus, o Bom Pastor, foi curando todas as pessoas, independente se vinham ou não agradecer. “Um voltou para agradecer. Nós somos curados e o Evangelho de hoje nos lembra que é importante voltar a Cristo. Muitas vezes ele nos liberta das nossas lepras”, afirmou.

Adiante, Dom Messias explicou um pouco ao povo como aconteceu sua nomeação.

“Já ouvi muitas vezes que eu seria transferido. Ano passado quando o Núncio esteve em Uruaçu, perguntou se eu estava aberto a transferências, uma vez que meu nome já tinha aparecido na Nunciatura várias vezes. Eu disse que sim, que seja feita a vontade de Deus. Não peço, mas onde for enviado eu estarei disposto a ir. O processo começou no dia 4 de outubro quando o Núncio perguntou se poderia apresentar meu nome ao papa Francisco e então, no dia 5 veio a confirmação de que o papa tinha me nomeado. Eu estou aberto para cumprir esta missão. Acredito que a realidade da Igreja de Teófilo Otoni seja diferente da realidade da Igreja de Uruaçu. Mas eu estou muito aberto, aprendo sempre com as pessoas, com a realidade e eu creio profundamente que vamos continuar vivendo e fazendo esta experiência junto do povo onde ele me chamou. Também comecei a dizer das manifestações que hoje recebi, que foram muitas e me chamou a atenção uma mensagem lá de Teófilo Otoni, que dizia de uma celebração com o povo de rua e quando um morador em situação de rua ficou sabendo da notícia, ele ergueu as mãos para os céus em louvor e agradecimento a Deus pela nomeação do novo bispo”, relatou Dom Messias.

O bispo também apresentou também como vai ficar a diocese depois de sua partida. Ele comentou que em breve será eleito pelo Colégio de Consultores, o administrador diocesano para que a diocese siga sua caminhada normalmente até que seja nomeado o novo bispo.

Ao fim da missa, Dom Messias foi abraçado e saudado pelos diocesanos, padres e seminaristas. Ele continua na Diocese de Uruaçu até tomar posse da Diocese de Teófilo Otoni (MG). Dom Messias aguarda resposta da nunciatura Apostólica a seu pedido de que isso aconteça após as ordenações diaconais e presbiterais que acontecerão em Goianésia, no dia 2 de fevereiro.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.