quinta-feira , 4 setembro 2025

Emater participa da 9ª edição da Fazendinha Agroecológica promovida pela Embrapa

Evento reuniu agricultores familiares e interessados em práticas agroecológicas sustentáveis

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) marcou presença na 9ª edição do Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão, realizada na última sexta-feira, 23 de fevereiro. O evento, que aconteceu na da instituição, em Santo Antônio de Goiás, reuniu agricultores familiares e interessados em práticas agroecológicas sustentáveis.

A Emater, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás e Saneago, apresentou o projeto “Ser Natureza” no evento. A ação, realizada no estado de Goiás, tem como objetivo a recuperação de nascentes em locais de abastecimento de água, fazendo uso de sistemas agroflorestais, aliados com outras tecnologias de recuperação e preservação de nascentes.

O engenheiro ambiental da Agência Léo Lince é responsável pela execução do projeto nos municípios goianos. “O Ser Natureza foi criado para resolver ou mitigar os problemas, conflitos e controvérsias em relação a escassez hídrica dos mananciais de abastecimento público do estado de Goiás”, destacou.

Para desenvolver ações de conservação e recuperação das Áreas de Preservação Permanente de nascentes, “o projeto Ser Natureza realiza a Gestão de Solo e Água promovendo a recomposição florística das nascentes dos mananciais além de práticas de conservação do solo, visando a melhoria da qualidade e quantidade de água desses mananciais, que contribui na recarga do lençol freático e preservação dos recursos hídricos”, pontuou Léo Lince.

Durante o dia de campo foi apresentado ainda diversas metodologias que equilibram produção de alimentos, diversificação de culturas e a preservação do meio ambiente. Entre os assuntos principais, estão os sistemas agroecológicos, fertilidade do solo, controle mecanizado de plantas espontâneas, manejo integrado de pragas e doenças.

Além de palestras educativas, o dia de campo contou ainda com a feirinha de produtos orgânicos da Associação de Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar), que reúne agricultores familiares que cultivam alimentos sem uso de fertilizantes químicos. Além de verduras, frutas e hortaliças sem agrotóxicos, os visitantes também poderão encontrar cosméticos orgânicos, sucos e outros produtos naturais.

 

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Edição 586

Edição 586

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.