A ação fez parte do “Desafio Voluntário”, promovido pelo Instituto Votorantim, que estimula uma competição saudável entre grupos.
A Escola Municipal Bartolomeu Bueno da Silva, em Niquelândia (GO), foi beneficiada com diversos reparos em sua infraestrutura. A ação, realizada no dia 19 de agosto, foi idealizada por empregados da Unidade Niquelândia da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que participaram do Desafio Voluntário. A iniciativa, promovida anualmente pelo Instituto Votorantim, envolve empregados próprios e terceiros das empresas investidas pela Votorantim, e tem como principal objetivo incentivar a prática de ações de voluntariado.
O gerente de produção da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira, ressalta que o Desafio Voluntário é uma iniciativa aguardada todos os anos pelos empregados, que sempre se engajam em prol de ações de solidariedade. “Essa é mais uma oportunidade para estarmos presentes na vida da comunidade, contribuindo com atividades que gerem mudanças positivas e que estimulem o desenvolvimento de todos, de forma sólida e duradoura”, disse.
Neliton Dias Vieira, supervisor de Manutenção da Unidade Niquelândia da CBA, é líder do grupo “União”, responsável pela ação de voluntariado. Segundo ele, a escolha da escola foi feita após consulta à Secretaria Municipal de Educação, que recomendou a instituição de ensino que mais necessitava de melhorias.
Foi realizada pintura interna e externa em toda a escola, além de manutenção elétrica e hidráulica. A equipe de voluntários também repôs telhas, vidraças e forros danificados e fez reforma geral nos banheiros, com troca de peças. Na cozinha, a reforma contemplou a instalação de armários, inclusive na dispensa. Na quadra de esportes, além da pintura, os voluntários instalaram portão de acesso e reformaram o espaço. A biblioteca e a brinquedoteca foram organizadas com substituição de prateleiras, instalação de cortinas e pintura com desenhos artísticos. Os voluntários também construíram uma cama de descanso para crianças com deficiência.
“No dia das atividades, contamos com o auxílio de profissionais da Secretaria de Educação, da escola, além de pais de alunos. Foi um trabalho que fez a diferença para toda a comunidade, porque melhorou as condições de trabalho para os profissionais e de aprendizado para os alunos”, afirmou Neliton Dias Vieira.
Em 2016, o Desafio Voluntário beneficiou a Entidade Amor e Vida e o Lar dos Idosos da Sociedade São Vicente de Paulo.