Evento, aprovado em edital de patrocínio da distribuidora, busca valorizar as expressões culturais de quilombolas da região.
A cidade de Minaçu recebe, nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), o primeiro Festival de Culturas Tradicionais de Minaçu. O evento tem patrocínio da Enel Distribuição Goiás por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria Estadual de Cultura.
Com duração de dois dias, o evento tem sua abertura às 20h, na sexta (7), com apresentações culturais de artistas locais e grupos de folia regional. A cantora Maíra Lemos faz um show às 23h. Já no sábado (8) a programação começa às 18h com oficinas de artesanato e economia criativa, às 19h acontece uma palestra de políticas de igualdade racial, às 20h desfile de mulheres quilombolas, às 21h apresentações culturais com artistas locais e a noite termina com um show da Banda Forró Santos.
A Enel está investindo mais de R$ 80 mil no projeto, que é realizado pela Associação Quilombola de Minaçu. O festival é uma oportunidade de dar relevância às expressões culturais dessa comunidade tradicional, com shows, apresentações e gastronomia.
Patrocínios
A Enel Distribuição Goiás está patrocinando oito projetos selecionados no primeiro edital de patrocínio a projetos culturais da distribuidora no Estado. Além do Festival de Culturas Tradicionais de Minaçu, estão na lista o projeto Educanto, com a cantora Maria Eugênia; o Festival Gastronômico de Nova Veneza, Maria Efigênia vai a Paris – Teatro de Mímica; 2ª Sala Compacta; Tropeiros de Nossa Senhora da Conceição; e As Matérias Vivas de Antônio Poteiro – Barro, Cor e Poesia.
“A retomada do incentivo fiscal via Lei Goyazes permitiu que direcionássemos um recurso importante do ICMS para a valorização da cultura também em Goiás, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Enel, José Nunes.
Desde a retomada do incentivo fiscal, em dezembro de 2021, a Enel já aportou cerca de R$ 7 milhões na cultura goiana, patrocinando projetos importantes em Goiás, como o Natal do Bem, da OVG; o casamento comunitário de 1 mil casais em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e a Festa do Milho de Santo Antônio de Goiás. Somente no último mês de julho a empresa promoveu a Temporada de Férias do rio Araguaia, em Aruanã; o 1° Festival de Inverno de Pirenópolis e o 22° Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.