A Equatorial Goiás finalizou a ampliação e modernização da Subestação São Miguel, em São Miguel do Araguaia. A unidade recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e vai beneficiar todo o município, que terá mais disponibilidade e confiabilidade no fornecimento de energia.
A obra contempla o aumento da potência instalada da subestação em 30% com a instalação de um novo transformador, de 16 MVA, e a instalação de banco capacitor, equipamento que alivia o sistema elétrico, evita oscilações nos níveis de tensão e melhora a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Essas melhorias contribuem para tornar o sistema mais robusto e garantem o atendimento à crescente demanda por energia elétrica da região.
O gerente de obras de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, explica que para substituir o transformador a empresa instalou na cidade uma subestação móvel, a fim de garantir o abastecimento de energia até a conclusão da obra. Transportada a bordo de uma carreta, a subestação móvel é capaz de desempenhar o trabalho de um transformador fixo, distribuindo energia da mesma forma que uma subestação com estrutura convencional faz. “Os clientes de São Miguel vivenciaram algumas interrupções no fornecimento de energia, mas foi uma situação transitória, o serviço já foi estabilizado”, garante.
O superintendente da Região Norte da Equatorial, Alexandre Muharre, também anuncia para este mês o início da construção da Subestação Piratininga, na zona rural de São Miguel do Araguaia. A nova unidade contará com 5 MVA de potência e duas saídas para alimentadores, que são as redes que levam a energia até os clientes. “A subestação será construída na região da Fazenda Piratininga e deve ser entregue até o fim do ano, o que vai beneficiar os produtores rurais locais e garantir a confiabilidade do fornecimento de energia para o agronegócio”, afirma.