sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Com apoio da Emater, Uruana se prepara para receber a 44ª Festa Estadual da Melancia

Reconhecido como a capital nacional da Melancia, município encontra na fruta importante fonte de renda para produtores rurais. Emater desenvolveu papel essencial para o início do cultivo na região

Conhecida nacionalmente como a capital da melancia, Uruana se prepara para receber a 44ª Festa Estadual e a 29ª Festa Nacional da Melancia. O evento será realizado no Parque de Exposições entre os dias 14 e 17 de setembro. Com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a festa contará com concursos, desfiles e atrações musicais para a população.

No estande da Agência, os visitantes podem conhecer as ações e programas de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores rurais da região. No domingo, 17, serão distribuídas 600 mudas de espécies nativas do Cerrado.

“Anos atrás, a Emater enxergou o potencial de produção de melancia na região e, desde então, incentiva e oferece assistência a esses produtores com o objetivo de aumentar a qualidade dos frutos cultivados, melhorando a renda dos produtores. O trabalho que exercemos com agricultores familiares de Uruana é fundamental para garantir o sucesso da produção, colocando o município como referência no cenário nacional”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Na programação da Festa da Melancia deste ano terá degustação gratuita da fruta para o público durante todos os dias do evento.

Histórico

O primeiro plantio de melancia no município de Uruana foi realizado em 1968, após diagnóstico da região realizado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Arsênio da Silveira. Ele concluiu que o município possuía condições favoráveis para o cultivo da fruta e proximidade com grandes mercados consumidores em ascensão, como o eixo Goiânia-Anápolis- Brasília e o mercado paulista.

O plantio foi realizado na fazenda do produtor Álvaro Moreira Domingues e a produção foi um sucesso. A partir deste resultado, os agricultores da região, acompanhados pela Emater, iniciaram a implantação da cultura de melancia na região. O cultivo foi expandido com a chegada de produtores de São Paulo, em 1974. Atualmente, 15 municípios cultivam melancia na região. A fruta é comercializada nacionalmente e exportada para outros países como a Argentina.

Em 1978, ocorreu a primeira Festa da Melancia em Uruana, sendo realizada em setembro, mês do aniversário do município. Em 1993, a festa se tornou um evento nacional, consolidando e apresentando grande importância econômica, social e cultural em Goiás.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.