Atuação da Equatorial Goiás com Polícia Civil identifica fraude reincidente e reforça combate às irregularidades no estado
Uma ação integrada da Equatorial Goiás com a Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de um empresário por furto de energia elétrica no município de Guapó, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta semana.
A operação foi realizada após a área de Segurança Empresarial da Equatorial Goiás identificar indícios de irregularidade reincidente no consumo de energia de uma panificadora da cidade. Desde outubro do ano passado, o estabelecimento operava com o medidor de energia propositalmente inutilizado, por meio da queima do display do equipamento, o que impedia o registro correto do consumo.
De acordo com os levantamentos técnicos, esta foi a quarta vez que equipes da distribuidora estiveram no local para fiscalização. Nas ocorrências anteriores, laudos técnicos já haviam apontado o mesmo modo de operação fraudulento. Diante da reincidência, a Equatorial Goiás instalou uma tampa blindada de proteção — equipamento de acesso exclusivo da concessionária — que também foi violada.
Durante a vistoria mais recente, as equipes constataram o visor da tampa blindada arrombado, rebites de fixação soltos no interior da caixa de medição e o medidor totalmente danificado. A estimativa é de que o estabelecimento tenha permanecido por cerca de quatro meses sem qualquer pagamento de energia, quando a fatura mensal regular deveria ultrapassar R$ 2.000,00.
A fiscalização contou com o apoio da Polícia Civil de Guapó e da Polícia Científica. Diante das evidências, o responsável foi preso em flagrante por furto de energia elétrica. O medidor danificado foi apreendido para os procedimentos legais e, no local, a Equatorial Goiás realizou a instalação de um novo equipamento, garantindo a medição correta do consumo.
Furto de energia é crime e coloca vidas em risco
Além de ilegal, o furto de energia representa riscos à segurança, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos, incêndios e acidentes graves, colocando
em perigo trabalhadores, clientes e a população do entorno.
Fiscalização permanente
A Equatorial Goiás reforça que mantém ações contínuas de fiscalização em todo o estado, especialmente em casos reincidentes, com foco na segurança da rede elétrica, no combate às fraudes e na garantia da qualidade do fornecimento de energia para os consumidores regulares.
Como denunciar
Denúncias de furto de energia podem ser feitas de forma anônima por meio da Central de Atendimento da Equatorial Goiás, pelo telefone 0800 062 0196.
Jornal Correio do Povo Jornalismo de Verdade



