Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) prioriza município para amenizar impactos da suspensão de atividades da Votorantim.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) promoveu, de 15 a 19 de fevereiro, o primeiro SED Adiante de 2016. Niquelândia foi o município escolhido para receber programas e ações de empreendedorismo como cursos, palestras, divulgação de linhas de crédito e exposição de artesanato goiano, entre outras iniciativas. A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira, (15), na Avenida Brasil (ao lado do Ginásio de Esportes) e contou com a presença do governador em exercício José Eliton, da titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, do prefeito Luiz Teixeira, secretário de Gestão e Planejamento Thiago Peixoto, deputada federal Magda Mofatto, deputado estadual José Antônio, diretor Técnico do Sebrae Wanderson Portugal Lemos, prefeito de Colinas do Sul Iran do Lago, vice prefeito Wilton Guimarães, vereadores, entre outros.
O SED Adiante, realizado em parceria com a Secretaria Cidadã, chega à cidade para amenizar os impactos da suspensão das atividades da Votorantim Metais no município. Com os cursos de capacitação e qualificação profissional, o governo espera que funcionários desligados da empresa disponham de mais conhecimento para buscarem alternativas ao emprego formal, como abertura de empresas e projetos que fomentem a economia local.
As ações são focadas, especialmente, na requalificação da mão de obra e gestão empresarial para capacitar os trabalhadores afastados pela mineradora. De acordo com o governador em exercício, José Eliton, uma das vertentes do SED Adiante em Niquelândia vai trabalhar no sentido de não deixar que a economia da cidade seja afetada de forma negativa. “É uma união de esforços muito importante neste momento. Estamos criando uma linha de trabalho para estimular o empreendedorismo no município”, explica.
Ao discursar, o prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira Chaves, relembrou os momentos difíceis no qual o município tem passado. Agradeceu a Deus por ter dado a oportunidade e o povo ter o escolhido prefeito. Ressaltou que administrar a cidade em momento de adversidades precisa de uma equipe de governo que queira realmente fazer diferente, e que o município vai sem dúvida superar essas adversidades e se tornar referência positiva a médio e a longo prazo no Estado de Goiás. Acrescentou que em 2014 e 2015 a cidade perdeu 30% da sua participação no ICMS, 27% dos royalties hídricos em razão da escassez de chuva e o lago ter diminuído consideravelmente, uma vez que os municípios que são banhados por esse lago são pagos proporcionalmente ao espelho d’água que inunda suas terras. Também perdeu mais de 50% dos royalties mineral, o FPM que era a segunda melhor receita do município tem ela 90% comprometida para pagar precatórios e parcelamentos de dívidas da gestão passada. Segundo ele, o que resta para administrar o município é o ICMS, esses 73% dos royalties hídricos, 50% do mineral e a receita local que também sofreu queda e as transferências do governo do estado. “Fechamos o ano de 2015 com uma receita que denominamos “Gestão” de menos de R$ 6,5 milhões por mês, com uma folha de pagamento de efetivos, contratos de médicos e odontólogos, superior a R$ 4 milhões. Portanto, as dificuldades são muitas, mas estamos caminhando a passos firmes com determinação, cautela e vamos superar todas essas dificuldades. Mas como se só isso não bastasse, fomos surpreendidos com a notícia da paralisação temporária das atividades da Votorantim Metais, foi uma surpresa que deixou toda a cidade triste. Promovemos uma reunião com o governo de Goiás, onde foram colocadas as dificuldades, mas também os potenciais de Niquelândia. Hoje o governo está em nosso município trazendo essas ações positivas e oportunas para esse momento que estamos atravessando, já com este planejamento emergencial colocado em prática. Eu sempre disse que o Governo de Goiás é o organizado, bem articulado e que a Segplan tem banco de dados para oferecer em poucos dias, resultados para poder elaborar um plano da ação para dar respostas urgentes. A prefeitura continuará firme junto com o Sebrae para viabilizar os projetos e o governo de Goiás com certeza não irá se afastar de Niquelândia, ajudando-nos a alavancar as novas vocações que temos e fortalecer as que já existem”, discursa Luiz Teixeira.
Além do que foi oferecido pela SED, a parceria com a Secretaria Cidadã também rendeu serviços como emissão de documentos (carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento, passaporte do idoso e passe livre para deficientes), corte de cabelo, recreação e lazer, assistência odontológica (limpeza bucal e aplicação de flúor), assistência jurídica, orientações e serviços do Detran-GO, entrega de mudas de árvores e palestras socioeducativas.
Ações emergenciais
Após a Votorantim anunciar a suspensão das suas atividades, no final de janeiro de 2016, a SED realizou reunião entre governo e lideranças de Niquelândia para discussão de alternativas de enfrentamento ao desemprego e para contribuir com o plano de desenvolvimento do município. A empresa empregava cerca de 980 trabalhadores.
Na época, o governador Marconi Perillo definiu um pacote de medidas que visa amenizar os efeitos negativos da suspensão da extração de níquel pelo Grupo. Atualmente cerca de 150 dos 900 trabalhadores permanecem empregados diretamente pela empresa, para a manutenção da planta da indústria.
Edições do programa
Durante todo o ano estão previstas, no mínimo, mais 10 edições do programa que vai contemplar todas as regiões do Estado. Em 2015 a iniciativa levou benefícios para os municípios de Posse, Quirinópolis e Caldas Novas.