Os ministros, embaixadores, governadores, prefeitos e líderes de diversos segmentos sociais, profissionais e classistas de diversos segmentos agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera agradeceram a honraria, a maior concedida pelo Governo de Goiás e afirmaram que a diversidade da lista de homenageados revela o republicanismo de sua gestão.
Participaram da solenidade os presidentes da Assembleia Legislativa, José Vitti, e do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, secretários, presidentes de empresas, autarquias e agências do Governo de Goiás. Receberam a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera Grau Grã Cruz os ministros da Cultura, João Batista de Andrade; dos Direitos Humanos, Luislinda Dias De Valois Santos, da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros; e os governadores José Renan Calheiros Filho (AL), Reinaldo Azambuja Silva (MS), Fernando Pimentel (MG), Rodrigo Sobral Rollemberg (DF), José Wellington Barroso De Araújo Dias (PI) e Maria Suely Campos (RR).
Falando em nome dos homenageados, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, enfatizou as belezas naturais de Goiás, traduzidas pela poesia de Cora Coralina e a biodiversidade do Cerrado. “Estamos felizes de compartilhar esses 290 anos da cidade de Goiás”.
O governador de Alagoas, Renan Filho, que falou em nome dos governadores homenageados, destacou a importância histórica da cidade de Goiás, Patrimônio Histórico Cultural Humanidade. “Lá nas terras Caetés, a gente também tem uma cidade histórica, Marechal, para onde também se transfere o governo do Estado”, observou, ao dizer que lembrou-se da infância, na visita a Vila Boa. Renan Filho cumprimentou o governador Marconi Perillo pela “pujança econômica” de Goiás, muito em função de uma “cabeça ampla”, que administra o Estado de Goiás.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também homenageado, lembrou os investimentos da pasta em alguns municípios goianos: Palmeiras, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, entre outros. O ministro fez referência ao Conecta SUS, criado pelo governo de Goiás, e que hoje serve de referência para o Ministério da Saúde. “Progressista, olhando para os que mais precisam, mas também olhando para o crescimento econômico, que faz Goiás referência para todo o Brasil”, disse Ricardo Barros.
Ao falar em nome do Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques, anunciou, como presente pelo aniversário, a reforma do antigo Fórum da Cidade de Goiás. Segundo ele, o Judiciário goiano permaneceu na cidade de Goiás até 1937, quando o transferido para Goiânia. “A nossa história tem muito a ver com essa cidade”, disse o desembargador, ao destacar que o Judiciário goiano é um dos mais antigos do Brasil. “Parabéns Goiás por ter esse quinhãozinho que traz tanto progresso para nosso Estado”.
Em nome do Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti, afirmou que a transferência é muito mais que um gesto de “liturgia política”. “Aqui o passado e o futuro caminham lado a lado”, afirmou, ao ressaltar os vultos culturais de Goiás que influenciaram todo o Estado. Segundo ele, Goiás vive um momento extraordinário, em que pese a crise por qual passa o País. “Enquanto alguns estados passam por dificuldades financeiras, Marconi implementa o maior programa de investimentos do País”, assinalou, completando que a Assembleia Legislativa participa desse “circulo virtuoso” no Estado. Citando o escritor goiano Bernardo Élis, Vitti sublinhou “Vila Boa nos inspira a amar Goiás”.
O vice-governador José Eliton deu boas vindas às autoridades homenageadas e, à população da cidade de Goiás, disse que, ao transferir a os Poderes para a antiga Capital, é uma reafirmação das nossas origens. “Hoje apresentamos um Goiás que o passado nos orgulha, mas também a apresentamos um estado moderno, pujante, inovador”. Ao final do discurso, José Eliton fez homenageou o governador, dizendo que “A história dele se confunde
A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, comentou que, com a transferência da capital, “restabelece-se o vínculo de admiração e respeito em relação ao seu passado glorioso”. Selma Bastos agradeceu o governador por condecorá-la com a Medalha Ordem do Mérito do Anhanguera, a mais alta honraria de Goiás. Ele elogiou o elevado nível da parceria com o governo do Estado: “O nosso bom combate acaba prevalecendo”, afirmou, referindo-se ao que chamou “exitosa parceria” com o governo do Estado.