Júlio da Retífica é eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa por unanimidade

O Norte de Goiás ganha força e representatividade política com o deputado Júlio da Retífica fazendo parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás.

Por unanimidade dos 34 parlamentares presentes, o deputado Júlio da Retífica (PSDB) é eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa, após decisão do ex-presidente deste Poder, deputado Hélio de Sousa (PSDB), de renunciar à 1ª secretaria. Sessão ocorre na tarde desta quarta-feira, 1°, no Plenário Getulino Artiaga, sob presidência de José Vitti (PSDB).

A eleição contou com o voto de novos deputados, como o do peemedebista Wagner Siqueira (que assumiu a vaga de Adib Elias após a consagração dele a prefeito de Catalão); da deputada Lêda Borges (PSDB), que retorna à Casa após comandar a Secretaria da Mulher durante o primeiro biênio; do deputado Jeferson Rodrigues (PRB), que era o segundo suplente e assumiu uma vaga na coligação com o PSL, antes representada por Santana Gomes, após recontagem de votos; e de Karlos Cabral (PDT), que herdou vaga deixada por Renato de Castro (PMDB) para a prefeitura de Goianésia.

“É um orgulho e uma satisfação estar participando da Mesa Diretora e poder ajudar na administração da Casa”. Vamos estar juntos lutando para que a o Poder Legislativo realize um excelente trabalho”, disse Júlio da Retífica.

Ao assumir o microfone, José Vitti também realizou discurso de agradecimento aos presentes, destacando, entre outros, a parceria com o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), um dos grandes responsáveis por introduzi-lo na vida política, há 10 anos. O novo presidente da Assembleia ainda saudou a memória de seu falecido pai, pediu orações para a mãe, impossibilitada de comparecer à solenidade, e cumprimentou sua filha de 1 ano e 2 meses, que assistia à cerimônia do gabinete.

Durante sua fala, Vitti disse estar emocionado e alegre em assumir a presidência da Casa antes do que esperava, já que ainda considera curta sua carreira política. Apesar de estar somente no segundo mandato como deputado, o parlamentar recebeu, em 2014, 43 mil votos, marco que o deixou entre os quatro mais bem votados do Estado e o garantiu o papel de líder do Governo no Parlamento.

Por fim, José Vitti elogiou a presidência de seu antecessor e prometeu continuar com as ações iniciadas pela gestão anterior. Ele ainda se comprometeu a tomar importantes decisões em comum acordo e respeitar o posicionamento das bancadas. “Vou trabalhar para o engrandecimento do Poder Legislativo e continuar lutando pelo desenvolvimento social e econômico do Estado de Goiás”, finalizou.

Lívio Luciano, 3º suplente do PMDB, que assumirá a cadeira deixada por Clécio Alves, 2º suplente. Reeleito vereador de Goiânia, Clécio decidiu por permanecer na Câmara Municipal, renunciando à vaga na Assembleia Legislativa.

Presença das autoridades

O governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), correligionário de Vitti (PSDB), assistiu presencialmente à cerimônia de posse do aliado e dos demais componentes da Mesa Diretora. Além do chefe do Executivo estadual, estão presentes na sessão o vice-governador do Estado, José Eliton (PSDB), e o secretário de Governo e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Almeida, que representa o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB).

Também se encontraram em Plenário o presidente eleito do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, a defensora pública-geral de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Trindade, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Castro Neto e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás, Thales José Jaime.

Entre as presenças ainda estiveram o prefeito de Vianópolis e representante da Associação Goiana de Municípios, Issy Quinan, o prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, o diretor-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, Germano Stevens, e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, representando o Fórum Empresarial, José Evaristo dos Santos, além de secretários e presidentes e diretores de órgãos do Governo estadual.

Compõe a Mesa Diretora; Mané de Oliveira (PSDB) assumiu a 1ª vice-presidência e Henrique Arantes (PTB) a 2ª. À cargo das secretarias ficaram Júlio da Retífica (PSDB), Bruno Peixoto (PMDB), Lincoln Tejota (PSD) e Humberto Aidar (PT), respectivamente 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.