quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Legado Verdes do Cerrado e Fapeg abrem edital para pesquisa científica

Especialistas interessados em realizar projetos na reserva têm até o dia 2 de julho para inscrever propostas.

Pesquisadores doutores, que realizam trabalhos sobre a fauna e a flora do Cerrado, terão a oportunidade de aprimorar seus estudos por meio de um edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com o Legado Verdes do Cerrado. O edital vai selecionar especialistas interessados em executar projetos de conservação da natureza dentro do Legado, em Niquelândia (GO), uma das maiores áreas privadas de Cerrado conservado do país, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), e administrada pela Reservas Votorantim.

As inscrições vão até o dia 2 de julho e devem ser feitas por meio do site http://www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg/#/chamadas , no qual consta o edital com os requisitos para submissão das propostas e o cronograma das etapas de seleção. Podem participar pesquisadores com título obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Capes ou formalmente convalidado no Brasil, se obtido no exterior; residentes e domiciliados no Estado de Goiás; e com vínculo profissional com Instituições de Ensino Superior (IES) ou em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) do Estado de Goiás.

As propostas apresentadas também devem estar relacionadas a um dos três campos temáticos: levantamento da fauna e da flora local, elaboração de estudo da hidrografia e estudo do impacto ambiental das zonas de cultivo. Serão considerados prioritários na seleção projetos que representem esforços de médio e longo prazo para atingir resultados duradouros na conservação dos habitats e espécies do Legado.

“Investir em pesquisa científica e gerar conhecimento para a sociedade é o caminho para que a conservação do Cerrado e a produção responsável de alimentos prosperem de maneira harmoniosa. O Cerrado é um bioma riquíssimo em biodiversidade e o grande celeiro de produção do Brasil. Queremos dar a oportunidade para pesquisadores de Goiás terem no Legado Verdes do Cerrado um parceiro, onde a pesquisa gera novas oportunidades de desenvolvimento, integrando a academia, a sociedade e a iniciativa privada”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.

O período de desenvolvimento das pesquisas deverá ser de 12 a 24 meses. As propostas aprovadas receberão apoio financeiro do Legado Verdes do Cerrado e da Fapeg. O resultado final será divulgado no dia 6 de setembro.

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, mantida e conservada pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e gerida pela Reservas Votorantim. A reserva é composta por dois núcleos: Engenho, com nascentes de três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia), e Santo Antônio Serra Negra, localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. Além de ser um espaço para pesquisa sobre a fauna e flora do Cerrado, o Legado conta com atividades dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O projeto inclui ainda o desenvolvimento de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura. Outros parceiros e apoiadores do Legado Verdes do Cerrado são o Instituto Votorantim, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Sindicato Rural de Niquelândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade de Brasília (UnB), a Unidade Integrada Sesi Senai de Niquelândia e o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.