Já tradicional, o evento anual Tempo de Casa visa celebrar as conquistas do ano e valorizar a dedicação daqueles que contribuem diariamente para a construção desse legado
Em Alto Horizonte, a Lundin Mining Brasil realizou mais uma edição do evento anual Tempo de Casa. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em reconhecer e valorizar a trajetória de seus funcionários (as), que contribuem diariamente para o crescimento da organização e para o desenvolvimento sustentável da região.
Realizada na noite da última sexta-feira, (14/11), neste ano, 112 profissionais foram homenageados por completarem 5, 10, 15 e 20 anos de dedicação. Mais do que o tempo de serviço, a celebração destacou o legado humano, técnico e comunitário construído por cada funcionário(a) ao longo de sua carreira profissional.
Cada homenageado recebeu uma medalha personalizada, símbolo de reconhecimento pelo caminho percorrido e pela contribuição individual à história da Lundin Mining Brasil. Entre os homenageados, está Waltier Fernandes de Almeida, que completa quase 21 anos de atuação na empresa.
A trajetória do técnico de laboratório, Waltier é parte integrada da história da própria Lundin Mining. Nascido em Alto Horizonte, ele ingressou na empresa em janeiro de 2005, no seu primeiro emprego formal. Desde então, construiu carreira, vida, família — tudo “no terreiro de casa”, como ele mesmo faz questão de dizer.
Ao ser homenageado pelos 20 anos, Waltier resume o sentimento em uma palavra: ‘gratidão’. “Refleti muito sobre minha vida, minhas conquistas, minha família e sobre como tudo isso foi possível porque o projeto Chapada existe.”
Ao lado da esposa, ele aproveitou o jantar, dançou, reencontrou amigos e destacou a atenção aos detalhes que tornaram a noite inesquecível e o que o motiva em trabalhar por tantos anos na mesma empresa. “O que mais me marcou foi à preocupação da empresa para que cada convidado se sentisse acolhido e confortável. Os princípios da Lundin me fazem acreditar que estou no lugar certo”.
Para finalizar, o profissional deixa uma mensagem para quem almeja chegar aos 20 anos de casa como ele: “Entregue sempre o seu melhor. Tudo o que você faz com dedicação, volta para você”.
Quem está próximo de alcançar o marco de Waltier é Rafael Almeida, também homenageado no evento pelos seus 15 anos e meio de empresa. Assim como o técnico de laboratório e os outros(as) 110 homenageados(as) da noite, Rafael, engenheiro eletricista, é exemplo de comprometimento e inspiração para toda a equipe.
Mineiro, de Belo Horizonte, e engenheiro eletricista de formação, o gerente de Projetos & Construções, Rafael Almeida, chegou à Lundin Mining Brasil ainda como trainee. Ao se identificar com a cultura da empresa e focar no crescimento de sua carreira profissional, cresceu, construiu carreira, conheceu minas da Argentina ao Canadá, formou família em Goiás e, ao longo dos anos, desenvolveu o que ele chama de seu maior combustível: “ver gente crescer”.
Ao receber a homenagem, Rafael conta que sentiu algo semelhante às emoções geradas nas celebrações a virada do ano, momento em que a grande maioria aproveita para refletir sobre as conquistas do passado e o que esperar do futuro. “Formei e meu primeiro emprego foi aqui, comecei como trainee caminhando como engenheiro júnior, depois engenheiro pleno, depois engenheiro sênior, coordenador e atualmente como gerente. Aqui, me transformei em um profissional e uma pessoa melhor. Aqui, criei meus filhos. Ser lembrado dessa forma é uma alegria enorme”, compartilha.
A celebração também trouxe encontros emocionantes. Colegas que ele contratou, orientou ou ajudou ao longo da carreira o abordaram, após saírem do palco homenageados, para agradecer. “Esse reconhecimento espontâneo foi o que mais me marcou. É um abraço tangível da empresa, confirma essa relação de respeito e admiração mútua, tão forte que temos”, diz Rafael.
Celebrar histórias é olhar para o futuro
Para Cleiber Rezende, diretor-presidente da Lundin Mining Brasil, o reconhecimento dos funcionários que fazem parte da história da empresa vem ao encontro de um compromisso que norteia as ações da Lundin Mining, que é “cuidar das pessoas”.
“O Tempo de Casa é mais do que um evento corporativo de fim de ano. É um lembrete do poder transformador que a mineração tem na vida das pessoas, das famílias e da região e, principalmente, de reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que fazem parte desse legado que estamos construindo. Muitos funcionários iniciaram suas vidas profissionais na mina, construíram carreira, criaram raízes e hoje ocupam posições diversas, de operadores a supervisores, de técnicos a coordenadores”, destaca o diretor que complementa: “Acompanhar esse crescimento pessoal e profissional da equipe e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável que ele gera na região é motivo de orgulho para nós”.
Atualmente, a Lundin Mining gera cerca de 3 mil postos de trabalho entre diretos e indiretos na região.
Jornal Correio do Povo Jornalismo de Verdade


