O presidente do SINDIURUAÇU visitou sindicatos nas cidades de Matrinchã, Bela Vista de Goiás e Goiânia.
O presidente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu (SINDIURUAÇU), Mário Ribeiro Filho, o Marinho, cumpriu sua agenda sindical nas regiões do Vale do Araguaia e Metropolitana de Goiânia nos dias 14 e 15 de abril, visitando entidades da categoria, com o intuito de apoiar, conhecer de perto as demandas de cada sindicato e trocar experiências que possam fortalecer e ampliar suas ações.
As visitas tiveram início na manhã de quinta-feira (14), em Matrinchã, cidade localizada no Vale do Araguaia. Na visita, Marinho esteve acompanhado dos presidentes de sindicatos Murilo Henrique de Almeida (Caldas Novas); Adair Francisco Rodrigues (Iporá); e Luciano Lopes Paula (Piracanjuba); do diretor Nilson Cândido Moreira (Iporá); do 1º secretário, Cândido Pereira Dias (Piracanjuba); e da diretora da CSPB, Wânia Fantini. Na ocasião, Marinho conheceu o local em que o Sindicato faz seus atendimentos e ainda participou de uma reunião na Prefeitura Municipal com colegas da categoria sindical e com a secretária de Administração, Sandrelangela Rodrigues Gomes para tratar de assunto pertinente ao SINDIMATRINCHÃ, a respeito da autorização do Poder Executivo em disponibilizar o servidor Maicon Klisnai Borges (presidente do Sindicato) para que assuma de fato os trabalhos da entidade, sem sofrer perda salarial, que é garantido por Lei. A secretária se colocou de prontidão para resolver essa problemática e que num espaço curto de tempo dará uma resposta. Marinho visitou ainda alguns órgãos municipais da cidade, aproveitando para convidar os servidores a participarem de uma reunião que ocorreria na noite do mesmo dia, onde seria ofertado uma palestra e sorteio de brindes em comemoração alusiva ao Dia do Trabalhador. O presidente seguiu viagem para Goiânia para participar de demais reuniões.
Na sexta-feira (15), visitou o Sindicato dos Servidores Municipais de Bela Vista de Goiás (SINDIVISTA), juntamente com o assessor jurídico da CSPB, Luciano Gomes dos Santos, onde foram recebidos pela presidente Ana Aparecida Miquelino da Silva, conhecida como Dona Lica. Na oportunidade, Marinho falou das conquistas que o SINDIURUAÇU conseguiu para outros sindicatos e se colocou à disposição para ajudar o SINDIVISTA em suas demandas.
No mesmo dia, na capital goiana, o presidente visitou a sede do SINDIGOIÂNIA, onde foi muito bem recepcionado pela companheira de luta, Mailze Santos Souza e também pela presidente do Sindicato de Assistentes Sociais de Goiás, Zenit Vaz. Marinho teve ainda uma conversa proveitosa com o presidente da entidade, Romário Policarpo.
Nova chapa para eleições da FESSPUMG
Outro assunto que fez parte dessas visitas, foi a respeito da criação de uma nova chapa para concorrer às eleições da Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (FESSPUMG) que ocorrerá ainda esse ano. Essa mobilização está sendo bem recebida pelos sindicatos, e sendo vista como uma alternativa para sanar a falta de ação e apoio da FESSPUMG em favor dos municípios e tem como objetivo melhorar o atendimento aos servidores públicos municipais do Estado de Goiás no que diz respeito a transparência, além disso, unir a categoria.
O presidente do SINDICALDAS, Murilo Henrique de Almeida, disse que a visita fortalece o grupo na busca de um novo ideal e que o conceito de federação é de ideias novas, práticas novas, novo modelo de gestão, moderna e principalmente, com respeito aos sindicatos. Sobre os nomes que poderá encabeçar a chapa, ele foi cauteloso, mas ressaltou que são pessoas boas, com perfil e competência para gerir a federação.
O presidente do SINDIMATRINCHÃ, Maicon, ressaltou que as visitas fortalecem os sindicatos, traz mais força e ânimo para a diretoria na busca de benefícios para os servidores. Disse que acredita nessa nova federação, nos presidentes que estão fazendo essas visitas, e apoia o projeto, inclusive quer fazer parte dessa nova chapa. “Os nomes que estão surgindo para encabeçar essa chapa são pessoas que tem muita experiência sindical e sei que terão força para fazer com que a nova federação cresça”, ressaltou Maicon.
“Eu espero transparência e que tenha mais união com os sindicatos, porque não basta apenas ser só sindicato filiado na federação, temos que ter respaldo, sermos bem atendidos e adesão para todos”, disse dona Lica, presidente do SINDIVISTA.
Outro apoio importante ao projeto é do SINDIGOIÂNIA, presidido por Romário Policarpo. Em conversa aberta com o presidente do SINDIURUAÇU, disse que o SINDIGOIÂNIA ainda permanece observando a movimentação, mas que confia no trabalho desse grupo que está organizando essa mobilização e acredita que a federação entrará nos trilhos. Frisou que, fica feliz por estar sendo procurado com a intenção de participar do processo. “Estamos observando qual o melhor caminho, o SINDIGOIÂNIA hoje talvez seja o maior sindicato da federação e por isso observa com carinho. O Marinho, inclusive, é o primeiro presidente de sindicato a procurar pessoalmente o SINDIGOIÂNIA com essa proposta, ficamos muito felizes de ter sido lembrado por ele, é um amigo que a gente tem, e sim, existe a possibilidade de apoiar ele, mas não fechamos a porta para outros sindicatos que possam estar nos procurando”, disse Romário Policarpo.
FALA DO PRESIDENTE MARINHO
“Essas visitas são de suma importância para nós, porque nos possibilita ter uma integração maior, levar uma política de união, de fazer a classe sindical se sentir útil e abraçar de fato a política sindical. O nosso objetivo é estar cada vez mais próximo dos Sindicatos e da categoria, fazendo visitas decisivas e gratificantes como esta, em todo o Estado. A unidade nos fortalece e para nós do interior, é um passo enorme nesse projeto que estamos levando, os sindicatos do interior por mais que tenham se desenvolvido, ainda são esquecidos, por isso queremos mostrar que o interior também pode participar dos grandes centros e ser visto dentro do núcleo sindical, além disso, mostrar também que tem força, tem pessoas com capacidade e quer desenvolver um bom trabalho em prol da união do servidor. O trabalho que estamos desenvolvendo frente ao SINDIURUAÇU tem elevado nosso nome para que eu possa colocar meu nome à disposição para encabeçar chapa, porque lutamos para unir a classe, e agradeço muito a Deus por está me dando a oportunidade de expressar esse sentimento e carinho por essa classe sindicalista e ser reconhecido, isso é gratificante. Se meu nome for escolhido, quero conduzir meus trabalhos com simplicidade, honestidade, união, pé no chão e mostrar que somos capazes de fazer muito. Peço aos servidores que abracem essa causa, que não é minha, mas sim, nossa, uma causa dos servidores públicos e dos presidentes de sindicatos, que é levar benefícios a todos os servidores”, disse.