sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Memorial Serra da Mesa promove a V Semana Indígena

Semana indigenaO Memorial Serra da Mesa promoveu entre os dias 16 e 19 de abril, a V Semana Indígena Serra da Mesa. O evento tem como objetivo resgatar as manifestações culturais indígenas.

A prefeita Solange Bertulino determinou que fossem envidados esforços no sentido de que todos os uruaçuenses, especialmente estudantes e educadores, pudessem ter o acesso ao Patrimônio Cultural do Município. A Secretaria de Educação e Desporto, que apoiou o evento, mobilizou todas as escolas para a visita ao Museu de História Natural e demais espaços do Memorial Serra da Mesa e assistir as apresentações, lutas, cantos e outras demonstrações da cultura dos Povos Yawalapiti do Alto Xingu, que estiveram presentes no evento comemorativo da semana do índio. Teve ainda, apresentação de comidas típicas, pintura corporal, danças, lutas e músicas, além da exposição e venda de belíssimos artesanatos.

Além do encanto de quase dois mil alunos de Uruaçu, cujos custos estão subsidiados pela Secretaria Educação, a V Semana indígena Serra da Mesa recebeu estudantes de escolas de Campinorte, Niquelândia, Mara Rosa, Campinaçu, Colinas do Sul, Santa Izabel e Nova Glória (Grupos da Terceira Idade) e Goiânia, estudantes de Turismo e História.

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, estudantes, professores, turistas, moradores de Uruaçu e visitantes de outras oito cidades, autoridades e a própria prefeita Solange Bertulino, que participou ativamente da V Semana Indígena Serra da Mesa e teve um encontro especial com os Yawalapiti. Anuia (lê-se com acentuação no á), líder e guerreiro do Povo Yawalapiti disse, nos eventos iniciais da semana, que sente o evento diferente, com muita gente e melhoria na organização. Segundo o Secretário de Cultura, Belchior Cabral, “O Memorial Serra da Mesa é sinônimo de prática da memória de uma cultura simbólica e pulsante ainda nos dias de hoje, eventos como a V Semana Indígenas fazem do Memorial o ponto de convergência de jovens e idosos, professores, pesquisadores, historiadores e mestres populares da cultura, a tradição e o novo na panela do presente”.

Aninha, Dadi, Marcilene, Zoldinê, fazedoras de biju, dançam e também fazem sabão de bola, são integrantes do grupo Folclore Serra da Mesa. Dona Matutina, neta de Maria Poteira, ensina como trabalhar a argila, apoiada pelo marido seu Pastor, Seu Zé Repolho conduz a junta de bois na moeção de cana, Pedro Serra da Mesa, contador de causos, e Ademar Alves Fernandes, Zé Sanfoneiro e Valdemar de Souza demonstram muitas habilidades, além das atividades do grupo de folclore. Jornalistas e uma equipe do Sebrae, coordenada pelo diretor Solino, realizando pesquisa para a cadeia turística da Serra da Mesa, também visitaram o evento. O professor historiador José Alves Junior coordenou equipe de estagiários do IFG, UEG e da FASEM que somam esforços com a equipe de Produção da V Semana Indígena Serra da Mesa, constituída de pessoas das secretarias de Cultura, Educação, Administração e Turismo.

O evento cultural é promovido pelo Memorial Serra da Mesa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Faculdade Serra da Mesa (FASEM) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.