O Memorial Serra da Mesa promoveu entre os dias 16 e 19 de abril, a V Semana Indígena Serra da Mesa. O evento tem como objetivo resgatar as manifestações culturais indígenas.
A prefeita Solange Bertulino determinou que fossem envidados esforços no sentido de que todos os uruaçuenses, especialmente estudantes e educadores, pudessem ter o acesso ao Patrimônio Cultural do Município. A Secretaria de Educação e Desporto, que apoiou o evento, mobilizou todas as escolas para a visita ao Museu de História Natural e demais espaços do Memorial Serra da Mesa e assistir as apresentações, lutas, cantos e outras demonstrações da cultura dos Povos Yawalapiti do Alto Xingu, que estiveram presentes no evento comemorativo da semana do índio. Teve ainda, apresentação de comidas típicas, pintura corporal, danças, lutas e músicas, além da exposição e venda de belíssimos artesanatos.
Além do encanto de quase dois mil alunos de Uruaçu, cujos custos estão subsidiados pela Secretaria Educação, a V Semana indígena Serra da Mesa recebeu estudantes de escolas de Campinorte, Niquelândia, Mara Rosa, Campinaçu, Colinas do Sul, Santa Izabel e Nova Glória (Grupos da Terceira Idade) e Goiânia, estudantes de Turismo e História.
Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, estudantes, professores, turistas, moradores de Uruaçu e visitantes de outras oito cidades, autoridades e a própria prefeita Solange Bertulino, que participou ativamente da V Semana Indígena Serra da Mesa e teve um encontro especial com os Yawalapiti. Anuia (lê-se com acentuação no á), líder e guerreiro do Povo Yawalapiti disse, nos eventos iniciais da semana, que sente o evento diferente, com muita gente e melhoria na organização. Segundo o Secretário de Cultura, Belchior Cabral, “O Memorial Serra da Mesa é sinônimo de prática da memória de uma cultura simbólica e pulsante ainda nos dias de hoje, eventos como a V Semana Indígenas fazem do Memorial o ponto de convergência de jovens e idosos, professores, pesquisadores, historiadores e mestres populares da cultura, a tradição e o novo na panela do presente”.
Aninha, Dadi, Marcilene, Zoldinê, fazedoras de biju, dançam e também fazem sabão de bola, são integrantes do grupo Folclore Serra da Mesa. Dona Matutina, neta de Maria Poteira, ensina como trabalhar a argila, apoiada pelo marido seu Pastor, Seu Zé Repolho conduz a junta de bois na moeção de cana, Pedro Serra da Mesa, contador de causos, e Ademar Alves Fernandes, Zé Sanfoneiro e Valdemar de Souza demonstram muitas habilidades, além das atividades do grupo de folclore. Jornalistas e uma equipe do Sebrae, coordenada pelo diretor Solino, realizando pesquisa para a cadeia turística da Serra da Mesa, também visitaram o evento. O professor historiador José Alves Junior coordenou equipe de estagiários do IFG, UEG e da FASEM que somam esforços com a equipe de Produção da V Semana Indígena Serra da Mesa, constituída de pessoas das secretarias de Cultura, Educação, Administração e Turismo.
O evento cultural é promovido pelo Memorial Serra da Mesa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Faculdade Serra da Mesa (FASEM) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).