Memorial Serra da Mesa promove a VI Semana Indígena Serra da Mesa

Memorial siteCom o intuito de promover o resgate cultural dos povos indígenas, o Memorial Serra da Mesa realizou entre os dias 11 e 17 de abril, a VI Semana Indígena Serra da Mesa. O evento foi prestigiado por centenas de pessoas, entre visitantes de outras cidades, moradores de Uruaçu, estudantes e professores de toda rede de ensino da região e autoridades.

Na abertura oficial do evento, os indígenas fizeram uma belíssima apresentação, cantando o Hino Nacional na língua caiapó, além de danças e músicas típicas de suas tribos.

A Semana Indígena é também uma forma de promover o respeito à natureza através de vivência com a cultura indígena, onde os índios mostram a importância de preservar e cuidar do meio ambiente. E principalmente demonstrar que respeitar os povos indígenas, é respeitar o nosso país e a nossa própria história.

“Os índios tem sua própria cultura, fé e religiosidade. Tirar isso dos índios dizendo que a nossa cultura é melhor que a deles é tolice. Nós precisamos valorizar a cultura indígena que é muito rica, aprender e respeitar culturas que são diferentes da nossa. O Memorial tem feito isso, respeitando as diferentes culturas”, disse o presidente da Fundação Desenvolvimento Serra da Mesa, Pastor José Alves Lana.

O Memorial que é considerado um dos maiores polos turísticos do Estado de Goiás tem sobrevivido basicamente de parceiras, já que não possui verba própria para geri-lo. No entanto, as parcerias tem se tornado cada vez mais necessárias para manter vivo o Memorial Serra da Mesa.

O Memorial tem recebido apoio de diversas entidades, dentre elas a Universidade Estadual de Goiás, que apoiou a realização da Semana Indígena, disponibilizando estagiários, professores e uma van para transportar pessoas para o Memorial durante o evento. O diretor da UEG Campus Uruaçu, professor Edson Arantes, explicou que a Universidade já possui um convênio firmado com o Memorial há três anos e que será prorrogado. O diretor aproveitou para anunciar que tem um projeto com o Programa de extensão do Ministério da Cultura, para o Memorial. Segundo ele o programa vai atender três projetos: leitura, captação de memórias e formação de professores. O recurso destinado será de R$ 300 mil. “O intuito é formar a população, fortalecer a cultura local e trazer recursos para manter o Memorial forte”, disse Edson Arantes.

O Instituto Federal de Goiás também firmou compromisso com o Memorial durante o evento. O Pro Reitor de Extensão e Diretor Geral do Campus Goiás, Sandro Di Lima anunciou que estará presente no Memorial nos projetos e programas que forem empreendidos e no custeio e manutenção do espaço.

A prefeitura municipal de Uruaçu, através secretaria municipal de Cultura; a Secult Goiás; o Ponto de Cultura; a PUC Goiás; a Faculdade Serra da Mesa são entidades que também apoiam o Memorial e a realização do evento.

Além de desfrutar da convivência com os povos Kaiapó Mebengokré, Yawalaipiti, Kariri-Xocó, os visitantes puderam prestigiar as apresentações musicais, danças, oficinas, confecção e vendas de artesanato. Além do café da roça, da tapioca, e de um delicioso caldo-de-cana.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.