sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Votorantim Metais e prefeitura de Uruaçu inauguram frigorífico de peixes

A ação é uma iniciativa da parceria Votorantim Metais, Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto recebeu investimento total de R$ 700 mil e tem como meta beneficiar, continuamente, 30 famílias que criam tilápias na região

votorantim siteO Programa ReDes inaugurou, no último dia 25, o projeto de instalação do frigorífico da Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca), em Uruaçu. Por meio do projeto, os pescadores conseguirão atender a demanda das escolas municipais, conquistar parcerias com outros frigoríficos de peixe do estado e atender também aos mercados locais. O objetivo, a longo prazo, é transformar a Cooperpesca em uma referência, sendo a primeira cooperativa de pescadores a produzir tilápia de forma estruturada no norte de Goiás.

Com a inauguração, a Cooperpesca tem o seu ponto de abate de peixes em um frigorífico de médio porte. A cooperativa ampliou o espaço físico, instalou câmara fria e está adquirindo, gradativamente, 100 novos tanques-rede, além de um furgão para o transporte dos peixes.

O frigorífico vai processar, inicialmente, a produção das 30 famílias cooperadas, cada uma delas com 10 tanques-rede, somando um total de 300 tanques-rede. A produção, entretanto, será escalonada com o uso de 2 tanques por família, somando 60, repetindo o esquema a cada mês. O processo de engorda (safra) de cada grupo de 60 tanques, ao final de 5 meses, resultará em 30.000 kg ou 30 toneladas que, processadas no frigorífico, vão produzir filé de tilápia, costelinha e polpa de peixe (própria para quibes e empanados).

Além da parceria do programa ReDes, a Cooperpesca tem contado com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruaçu que, através da Superintendência de Pesca e Aquicultura, fornece-lhe apoio técnico e político, de maneira a promover o aumento da produção e produtividade.

O projeto que levou mais de nove anos para consolidar, foi idealizado pela ex-prefeita Marisa Pereira dos Santos (in memorian), que juntamente com os ribeirinhos, acreditou que era possível, e agora a prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino (PMDB), deu todo respaldo necessário para que o projeto se consolidasse. “A cooperpesca vai ser uma referência na região, pois conta com o frigorífico, escoamento da produção e já possui sua clientela. Temos que pensar então, num aprimoramento de expansão desse frigorífico, nós estamos trabalhando para trazer a fábrica de ração e alevinos para consolidar toda a cadeia produtiva. Esse projeto foi idealizado pela saudosa Marisa, que acreditou que era possível de fazer e com a parceria do Programa ReDes, da Votorantim Metais, se consolidou. Hoje eles (Votorantim) são os fornecedores do aumento do PIB do município e geração de renda e emprego. Fico muito feliz e digo que é possível sim, fazer grandes parcerias em prol do município”, disse Solange.

A Votorantim Metais está sempre atenta a questões sociais e socioambientais, nesse intuito tem feito investimento em projetos autossustentáveis. “Investimos em projetos auto sustentáveis  e que tenham potencial de crescimento para que eles próprios façam futuramente, sua gestão e procurem crescer cada vez mais”, explica José Maximino Ferron. “No município de Uruaçu vimos que o recurso investido no projeto, está sendo bem gerido e com certeza, em um futuro próximo, trará os frutos que foram programados. Nós faremos o acompanhamento através do Programa ReDes nos próximos anos para que tenhamos a certeza de que todo capital investido, trará o retorno que esperamos,” completa.

Atualmente, a Votorantim Metais e o BNDES subsidiam outros cinco projetos no estado, que consistem também em participações nos Conselhos Comunitários das cidades de Uruaçu, Niquelândia e Colinas do Sul, o que totaliza um montante de mais de R$ 2,3 milhões.

O vice-presidente da Cooperpesca, Antônio Machado, explica que a cooperativa vem para estruturar a parte técnica, buscar recursos para eles criarem seus peixes, bem como processar e escoar essa produção. Agora com o frigorífico, terão um lugar mais adequado e higienizado para processar e escoar a produção.

Piscicultura no Lago de Serra da Mesa

Com características favoráveis à produção de peixes, tais como temperatura variando entre 26º e 30º Celsius, pH próximo da neutralidade, e bastante oxigênio dissolvido na água, Serra da Mesa se destaca no cenário nacional em relação à piscicultura em tanques-rede, sistema em que os peixes ficam confinados em gaiolas flutuantes, que permite um melhor acompanhamento da produção e menor desperdício de ração, além de facilitar a mão de obra.

O manejo de uma piscicultura em tanques-rede constitui-se de: montagem dos tanques e sua instalação, chegada de alevinos, arraçoamento, retirada de peixes mortos ou moribundos, limpeza dos tanques, biometria para acompanhamento do crescimento, classificações, acompanhamento da variação do lago, acompanhamento das características da água, e por fim a despesca, para comercialização dos pescados.

A espécie mais cultivada é a tilápia, pois é a preferência dos frigoríficos da região (Brasília e Goiânia), por ter um filé extremamente apreciado pelos consumidores finais. Os diversos pratos baseados em peixes também chamam muito a atenção, pois principalmente com a tilápia, é possível ir além do simples peixe assado, frito ou ao molho. Pratos como o sashimi, o quibe, a linguiça, os empanados, o peixe defumado, e mesmo a lasanha ou a pizza de peixe são muito apreciados pelas famílias.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Anglo American reforça ações de inclusão e diversidade no mês da Consciência Negra

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Anglo American está reforçando uma série de …

Aula em meio à natureza ensina crianças sobre conservação do Cerrado no Norte Goiano

Legado Verdes do Cerrado já recebeu mais de 400 crianças de instituições e escolas públicas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.