Ação da unidade da Yamana Gold no Brasil teve como foco o atendimento aos residentes na Zona de Auto Salvamento (ZAS).
A Mineração Maracá Indústria e Comércio, uma das unidades da Yamana Gold no Brasil, realizou na sexta-feira (21), um simulado de emergências em sua barragem de rejeitos. Um dos focos foi o pronto atendimento aos residentes na Zona de Auto Salvamento (ZAS).
A ação foi realizada em atenção à Lei nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). A lei especifica que o Plano de Ações Emergenciais deve conter as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de situação de emergência, bem como identificação dos agentes a serem notificados e os meios de divulgação que deverão ser utilizados em caso de ocorrência.
“Esse simulado prepara o nosso pessoal e a comunidade para o atendimento rápido a uma situação de risco, de modo que todos estejam preparados em caso de emergência real. Testamos a comunicação de emergência, os procedimentos e o tempo de reposta”, conta o gerente regional da Yamana no Brasil, Guilherme Araújo.
“Além de todos os procedimentos e controles para garantir a estabilidade e segurança da barragem, a Mineração Maracá se preocupa em preparar as pessoas para situações de risco. A empresa acredita que quanto mais treinada estiver a comunidade, menores serão as perdas e danos em caso de um evento indesejado”, finaliza.
Na terça-feira (18), antes da realização do simulado de rompimento de barragem, a empresa havia realizado um treinamento com os residentes e agentes públicos, quando foram apresentadas as ações que seriam implementadas durante a ação.