A missa solene que marcou o início da 266ª Romaria do Muquém, no final da tarde de terça-feira (5), reuniu centenas de fieis na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Após a missa eles acompanharam a saída da imagem da santa em procissão pela Avenida Brasil, o principal corredor comercial da cidade, que foi carregada nos ombros num andor decorado com flores por devotados fiéis durante longos 45 quilômetros, pela GO-237 (Rodovia da Fé) até a chegada ao Santuário do Muquém, por volta das 7 horas da quarta-feira (6). O bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, celebrou a missa.
A Romaria de Muquém existe desde o século XVIII do período da mineração e da escravidão. É tradição há 266 anos e desde 1748, é considerada uma das maiores do mundo além de ser a celebração religiosa mais antiga de Goiás. A romaria acontece no povoado de Muquém, município de Niquelândia, que está aproximadamente 45 km da cidade.
Os romeiros durante os dias de romaria têm a oportunidade de se confessar, participar das Santas Missas, do Cerco de Jericó, entre outras atividades religiosas.