Missa solene encerra a 267ª Romaria do Muquém

Milhares de fiéis movidos pela fé em Nossa Senhora D’Abadia foram ao Santuário. Esse ano, eles celebraram os 267 anos da festa mais antiga do Estado de Goiás.

A Missa Solene realizada na manhã de sábado (15), dia de Nossa Senhora D’Abadia, foi presidida por dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu, na presença de milhares de fiéis e Muquem missa marconi sitede autoridades de todas as correntes políticas-partidárias que visitam o Santuário anualmente. A Romaria do Muqúem, umas das mais tradicionais festas da Igreja Católica foi realizada pela primeira vez em 1748, celebrando esse ano, 267 anos de Romaria.
A missa, geralmente marcada por críticas e recados à classe política, esse ano, dom Messias optou por um sermão de cunho mais religioso. Segundo ele, os romeiros presentes no Santuário “querem uma palavra que traga um reforço para sua vida espiritual, para vida familiar”, então sua homilia não pode ser especificamente dirigida à política, mas sim levar uma mensagem para fortalecer a caminhada da fé a todas pessoas que vivem sem esperança.
O bispo agradeceu a todos os romeiros que anualmente vão ao Santuário participar desse grande momento de fé e expressão do amor a Nossa Senhora D’Abadia. Durante sua homilia, Dom Messias, entrou numa questão que muito vem sido discutido e tem preocupado as famílias brasileiras, que é a ideologia de gênero, ou seja, ninguém nasce homem ou mulher, mas deve constituir sua própria identidade, o seu gênero ao longo da vida. Essa questão, inclusive, vem sido introduzida nos Planos Municipais de Educação de alguns municípios. O bispo diocesano agradeceu aos vereadores e deputados que não aprovaram esse projeto. Segundo ele, com essa não aprovação eles fecharam as portas para que um grande mal não venha a prejudicar as famílias.
Ao final da missa o padre Aldemir Franzin aproveitou para fazer cobranças em relação à Rodovia GO-237, mais conhecida como a Rodovia da Fé, trecho de quase 50 quilômetros que liga Niquelândia/Muquém. Ele argumentou que esse trecho tem se tornado violento e ceifado muitas vidas, que é necessário construir uma via paralela para que os romeiros tenham mais segurança em sua caminhada.
O governador Marconi Perillo disse que está trabalhando para que os pedidos em relação a Via Mariana (Via dos romeiros) e melhoria da água sejam atendidos. “Considerei tudo isso e já pedi ao vice-governador para tomar as providências, até porque essa Romaria é um dos testemunhos de fé do povo católico goiano em Nossa Senhora, em Jesus Cristo e em Deus. É preciso alimentar essa fé, quanto mais as pessoas tiverem um espírito religioso, menos violência teremos no mundo”, disse Marconi. O governador finalizou suas falas dizendo que irá priorizar os pedidos feitos por dom Messias, já que é uma obra que vai atender mais pessoas.
Dentre as autoridades políticas presentes no evento estavam: o governador Marconi Perillo; o vice-governador José Elinton; o prefeito Luiz Teixeira e sua filha Denise Teixeira (Niquelândia); o vice-prefeito, Wilton Guimarães; os deputados federais, Pedro Chaves, Jovair Arantes, Flávia Morais e Thiago Peixoto; os deputados estaduais, Hélio de Souza, Zé Antônio, Henrique Arantes, Frederico Jayme e Nédio Leite; o secretário de Estado, Vilmar Rocha; o senador Ronaldo Caiado; os prefeitos Solange Bertulino (Uruaçu), Maurides Rodrigues (Minaçu) e Geraldo Martins (Barro Alto); dentre outras autoridades.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.