A Orquestra que participou da Feira Nacional de Furnas no Rio de Janeiro tem recebido total apoio da prefeita Solange Bertulino que tem promovido o desenvolvimento humano através da Arte, Cultura e Educação.
A Orquestra Jovem do Cras de Uruaçu esteve na cidade do Rio de Janeiro a convite de Furnas, entre os dias 30 de novembro a 05 de dezembro, para participarem da Feira Nacional de Furnas. A Orquestra composta por jovens e adolescentes que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos do Projovem, corresponde a uma expectativa de ação cultural do município e uma eficaz alternativa de integração social.
A primeira apresentação da Orquestra na cidade maravilhosa aconteceu no dia 1º durante abertura da Feira da Arte da Comunidade, que é uma feira de artesanato dos projetos sociais apoiados por Furnas. Além da Orquestra, Uruaçu também foi representado pelo projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mãos de Vós; pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem); e pelos Quilombolas. Apresentaram ainda no Rio Centro, na Feira da Providência. O grupo aproveitou para conhecer pontos turísticos da cidade como Pão de Açúcar, Corcovado, Teatro Municipal, Quadra de Samba da Portela e a Praia de Copacabana.
O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), coordenado por Joizimar Titonelli, é uma extensão da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandado por Ana Maria de Oliveira Araújo e tem proporcionado a dezenas de jovens, sua inserção na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais. “Fazemos cidadania através da música”, disse Joizimar.
Para a prefeita Solange Bertulino, promover o desenvolvimento humano através da Arte, Cultura e Educação tem sido um dos focos da sua gestão. “Essa Orquestra é motivo de muito orgulho para nós, porque vemos todo trabalho desprendido para a inclusão desses jovens sendo concretizado. Todos os nossos projetos visam a melhoria da qualidade de vida no nosso município. Por isso promover atividades artísticas com os adolescentes e jovens, é fundamental para sua inclusão social na comunidade e darmos melhores condições de vida para a população dessa cidade que amamos e cuidamos”, disse a prefeita Solange.
A Orquestra que tem recebido total apoio da prefeita Solange Bertulino, foi fundada em agosto de 2013 e vem recebendo investimentos nesses dois anos da sua gestão, Entre eles, a compra de instrumentos para Orquestra, como violinos, violas de arco, violoncelo, tambores e cajon.