Parceria pela Valorização da Educação promove ação com foco no resgate do patrimônio histórico e cultural de Niquelândia

Iniciativa da CBA reuniu alunos do Colégio Municipal Pe. Valentim Rodrigues e comunidade em evento na Praça Matriz São José

O centro histórico de Niquelândia foi palco, no dia 13 de junho, de uma produção teatral apoiada pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). A peça encenada pelos participantes do projeto Foco In Cena apresentou fatos marcantes da história do município e teve como público prioritário aproximadamente 200 alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Municipal Pe. Valentim Rodrigues e membros da comunidade. A proposta foi levar, de maneira lúdica, informações que resgatam a memória histórica e cultural do município.

A iniciativa integra as atividades da frente de Mobilização Social do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Realizada desde 2009 pela CBA, o PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. Ao longo do ano, serão realizadas outras atividades com a comunidade.

Uma das responsáveis pela ação de mobilização, Cássia Monalisa dos Santos Silva, explicou a importância da ação como uma valorosa contribuição para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. “Com a saída da sala de aula, nessa primeira fase do PVE, em 2019, os alunos e também pessoas da comunidade tiveram uma vivência muito rica. Foi surpreendente a adesão dos estudantes, o que reforça ainda mais a importância de incluirmos novas didáticas ao projeto”, reforçou Cássia.

Após apresentações do teatro e da Orquestra Sinfonia do Cerrado, todos os participantes realizaram um passeio pelo centro histórico onde visitaram o Centro Cultural Senador José Ermírio de Moraes, tendo a oportunidade de conferir uma mostra de objetos antigos que contam a história de Niquelândia. Puderam também visitar um dos casarões que atualmente estão expostos os trajes da tradicional festa religiosa do Divino realizada no município.

Segundo o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto, a ação demonstra que a Companhia continua apoiando o desenvolvimento do município com investimentos sociais que contribuem para melhorar a vida da população. “Com o PVE, estamos fomentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e suas famílias. São atividades que os ajudam a se perceber como cidadãos e a vislumbrar caminhos que estão ao alcance deles para crescer”, disse.

 

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.