Iniciativa da CBA reuniu alunos do Colégio Municipal Pe. Valentim Rodrigues e comunidade em evento na Praça Matriz São José
O centro histórico de Niquelândia foi palco, no dia 13 de junho, de uma produção teatral apoiada pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). A peça encenada pelos participantes do projeto Foco In Cena apresentou fatos marcantes da história do município e teve como público prioritário aproximadamente 200 alunos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Municipal Pe. Valentim Rodrigues e membros da comunidade. A proposta foi levar, de maneira lúdica, informações que resgatam a memória histórica e cultural do município.
A iniciativa integra as atividades da frente de Mobilização Social do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Realizada desde 2009 pela CBA, o PVE tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública. Ao longo do ano, serão realizadas outras atividades com a comunidade.
Uma das responsáveis pela ação de mobilização, Cássia Monalisa dos Santos Silva, explicou a importância da ação como uma valorosa contribuição para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. “Com a saída da sala de aula, nessa primeira fase do PVE, em 2019, os alunos e também pessoas da comunidade tiveram uma vivência muito rica. Foi surpreendente a adesão dos estudantes, o que reforça ainda mais a importância de incluirmos novas didáticas ao projeto”, reforçou Cássia.
Após apresentações do teatro e da Orquestra Sinfonia do Cerrado, todos os participantes realizaram um passeio pelo centro histórico onde visitaram o Centro Cultural Senador José Ermírio de Moraes, tendo a oportunidade de conferir uma mostra de objetos antigos que contam a história de Niquelândia. Puderam também visitar um dos casarões que atualmente estão expostos os trajes da tradicional festa religiosa do Divino realizada no município.
Segundo o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto, a ação demonstra que a Companhia continua apoiando o desenvolvimento do município com investimentos sociais que contribuem para melhorar a vida da população. “Com o PVE, estamos fomentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e suas famílias. São atividades que os ajudam a se perceber como cidadãos e a vislumbrar caminhos que estão ao alcance deles para crescer”, disse.