segunda-feira , 27 outubro 2025

Projeto em distrito de Niquelândia vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Atividade é fruto de parceria do Instituto Educacional Tiradentes e Legado Verdes do Cerrado

Projeto realizado pelo Instituto Educacional Tiradentes, de Niquelândia (GO), que conta com a parceria do Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Profissional. O projeto ganhador foi “Campus Avançado de Agricultura Familiar”, que está classificado para a etapa regional e pode disputar a premiação em nível nacional, em julho.

O instituto fundou um campus agrícola no Distrito de Muquém, um antigo quilombo a 45 km de Niquelândia. No local, professores e alunos trabalharam agroecologia e o curso Técnico em Agropecuária, com disciplinas de empreendedorismo e cooperativismo. O mesmo projeto também criou a Cooperativa de Produtores Agroecológicos da Agricultura Familiar (Coopeag), que conta com mais de 40 agricultores.

“A única renda garantida de quem mora no Distrito de Muquém é durante a festa no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, nos meses de julho e agosto. Qualificar os jovens desse povoado é garantir novas oportunidades de trabalho e renda durante o ano todo”, explica o diretor do Instituto Tiradentes, Manoel Alves Gomes Júnior.

O Legado Verdes do Cerrado é um dos principais parceiros do Instituto Educacional Tiradentes. O LVC oferece bolsas de estudo integrais para alunos carentes da região de Niquelândia, que fazem o curso de Técnico em Agropecuária. Os bolsistas, além de trabalharem em projetos diversos no município, como o Campus Avançado de Agricultura Familiar, também desenvolvem um sistema de produção de frutas sintrópicas (cultivo de espécies arbóreas junto a culturas agrícolas, como verduras, legumes e frutas de ciclo curto) nas áreas do Núcleo Engenho, de propriedade do LVC. Eles pesquisam e ajudam no manejo do sistema agroflorestal.

Manoel Júnior lembra que a parceria com o Legado permite ainda que os jovens troquem conhecimento entre a agricultura familiar e o agronegócio. “É importante para expandir os horizontes desses estudantes e suas perspectivas de crescimento profissional”. Gerente da Reserva, Marco Túlio X. Lanza observa que o Legado tem o compromisso com a educação empreendedora. “Isso é fundamental para contribuirmos com a melhoria dos processos para o desenvolvimento econômico de nossa região.”

Além do Legado, são parceiros do Instituto Tiradentes a Smart Supermercados, STR Niquelândia, Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), Fundo de Parceria de Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil e Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Prefeitura anuncia novas conquistas para funcionalismo público de Uruaçu

Gestão municipal valoriza servidores com avanços históricos e medidas de reconhecimento profissional Às vésperas do …

Rumo à autonomia tecnológica, Grupo Equatorial avança com novo Centro de Monitoramento de Ativos

Modernização do monitoramento de ativos é um movimento estratégico para otimizar performance, segurança e resiliência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.