Projeto em distrito de Niquelândia vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Atividade é fruto de parceria do Instituto Educacional Tiradentes e Legado Verdes do Cerrado

Projeto realizado pelo Instituto Educacional Tiradentes, de Niquelândia (GO), que conta com a parceria do Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Profissional. O projeto ganhador foi “Campus Avançado de Agricultura Familiar”, que está classificado para a etapa regional e pode disputar a premiação em nível nacional, em julho.

O instituto fundou um campus agrícola no Distrito de Muquém, um antigo quilombo a 45 km de Niquelândia. No local, professores e alunos trabalharam agroecologia e o curso Técnico em Agropecuária, com disciplinas de empreendedorismo e cooperativismo. O mesmo projeto também criou a Cooperativa de Produtores Agroecológicos da Agricultura Familiar (Coopeag), que conta com mais de 40 agricultores.

“A única renda garantida de quem mora no Distrito de Muquém é durante a festa no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, nos meses de julho e agosto. Qualificar os jovens desse povoado é garantir novas oportunidades de trabalho e renda durante o ano todo”, explica o diretor do Instituto Tiradentes, Manoel Alves Gomes Júnior.

O Legado Verdes do Cerrado é um dos principais parceiros do Instituto Educacional Tiradentes. O LVC oferece bolsas de estudo integrais para alunos carentes da região de Niquelândia, que fazem o curso de Técnico em Agropecuária. Os bolsistas, além de trabalharem em projetos diversos no município, como o Campus Avançado de Agricultura Familiar, também desenvolvem um sistema de produção de frutas sintrópicas (cultivo de espécies arbóreas junto a culturas agrícolas, como verduras, legumes e frutas de ciclo curto) nas áreas do Núcleo Engenho, de propriedade do LVC. Eles pesquisam e ajudam no manejo do sistema agroflorestal.

Manoel Júnior lembra que a parceria com o Legado permite ainda que os jovens troquem conhecimento entre a agricultura familiar e o agronegócio. “É importante para expandir os horizontes desses estudantes e suas perspectivas de crescimento profissional”. Gerente da Reserva, Marco Túlio X. Lanza observa que o Legado tem o compromisso com a educação empreendedora. “Isso é fundamental para contribuirmos com a melhoria dos processos para o desenvolvimento econômico de nossa região.”

Além do Legado, são parceiros do Instituto Tiradentes a Smart Supermercados, STR Niquelândia, Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), Fundo de Parceria de Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil e Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.