quarta-feira , 5 fevereiro 2025
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Plano Municipal de Educação é lançado em Uruaçu

Além de ser uma exigência do novo PNE, a criação desse Plano é uma oportunidade que gestores e comunidades tem de se comprometerem com as políticas educacionais. A vigência do PME é de 10 anos.

Uruaçu educação familia estudanteCom o objetivo de alinhar ao planejamento de políticas públicas para a área educacional, bem como às 20 metas e estratégias estabelecidas à luz das diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE) e Plano Estadual da Educação (PEE), a Prefeitura Municipal de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou na noite de quinta-feira (17), durante cerimônia realizada no Espaço Alfa Eventos, o Plano Municipal da Educação (PME) com vigência 2015/2025.
A reelaboração desse Plano teve início no final de 2014 e é resultante da ação coletiva das várias instituições que compõem a Comissão Municipal de Educação, permitindo a participação conjunta e democrática de todos os segmentos educacionais. O PME abrange todos os níveis do ensino, desde o ensino infantil até a educação superior, ou seja, educação regular, especial, de jovens e adultos, profissional, a distância, do/no campo. O PME foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e parcialmente executado, foi instituído por lei, tornando-se o documento norteador da educação do município, fundamentando-se em decisões coerentes e pactuadas, considerando as demandas educacionais, as fragilidades, os desafios e as potencialidades.
De acordo com a secretária de Educação Maria de Fátima Oliveira, o lançamento desse plano é o início de uma nova etapa. Segundo ela, a participação de todos é fundamental para que se tenha uma educação de qualidade. “As estratégias foram selecionadas com a participação de representantes de todas as modalidades de ensino e todas as redes públicas e privadas, considerando as fragilidades e os desafios educacionais para a próxima década. Todas as instituições de ensino do município devem estar alinhadas ao Plano Municipal de Educação”, disse a secretária.
Padre Rogério ressaltou que esse processo só terá um resultado positivo se houver um envolvimento de todos os professores e educadores. Segundo ele, ao olhar para esse plano, não pergunte quem vai fazer, e sim qual será a contribuição de cada um para que a meta seja alcançada. “Vamos mudar a realidade pela educação de qualidade e não de quantidade, uma educação que transforma. Que todos os envolvidos possam nesses dez anos voltar aqui e dizer, nós alcançamos as melhores e maiores quantidades de metas pelas estratégias estabelecidas”, disse ele.
De igual forma, a prefeita Solange, também ressaltou que se não houver a participação de todos, nenhum projeto será executado com eficácia. Disse que para que haja uma mudança nas políticas educacionais, essa mudança deve partir de cada um, e o PME representa muito bem isso. “Eu conheço o plano, as estratégias, inclusive, ousadas para ser cumpridas. Mas é preciso lembrar que em pleno ano de 2015, ainda existem pessoas analfabetas e isso é culpa de todos nós, porque se tivéssemos nos dedicado e partilhado mais, talvez essa realidade tivesse mudado. Por isso parabenizo e agradeço a todos os participantes pela eficiência em que foi elaborado esse plano”, disse Solange.
O município já havia lançado o PME em 2010, com isso houve a necessidade de apenas alinhar as estratégias e metas de modo a unificar o PNE. A partir de agora, o Fórum Permanente de Monitoração, Acompanhamento e Avaliação ficará responsável pela fiscalização e a avaliação para o cumprimento das diretrizes e metas do PME. Ao poder público e a iniciativa privada a responsabilidade pela sua execução.
Participaram do evento, além da secretária Maria de Fátima Oliveira e da prefeita Solange, o vice-prefeito, Profº Francisco Gomes Neto; 1º Promotor de Justiça, Drº Afonso Antônio Filho; Padre Rogério; entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Lei Paulo Gustavo executa R$ 3,9 bilhões em projetos culturais nos 27 estados e 5.398 municípios

O total significa mais de 95% dos recursos transferidos pela política do Governo Federal e …

Caiado inaugura colégio em Águas Lindas após substituir escola de placa

Unidade construída por gestões anteriores com placas pré-fabricadas de cimento foi demolida para dar lugar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.