quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow
Prefeita e vereadores entregam o documento de doação ao bispo dom Messias

Prefeita Solange desafeta área e doa para Seminário São José

Prefeita e vereadores entregam o documento de doação ao bispo dom Messias
Prefeita e vereadores entregam o documento de doação ao bispo dom Messias
A prefeita de Uruaçu, Solange Abadia Rodrigues Bertulino (PMDB), assinou na última sexta-feira (29) a Lei 1.846/2015 e o decreto de Lei 134/2015, que dispõe sobre a desafetação e doação de uma área urbana situada no Jardim Eldorado para a Diocese de Uruaçu. Ao todo, foram doados 2.846,47 metros quadrados onde funciona o Seminário Maior São José.
O ato, realizado no auditório do Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) nas dependências do Seminário Diocesano, contou ainda com a presença do Bispo, dom Messias dos Reis Silveira; do Reitor do Seminário, Padre Franciel Lopes da Silva; do presidente da Câmara, Francisco José Pereira e dos vereadores Valmi Fonseca (Zorão), Jairo Balbino, Wanildo de Freitas Carvalho; além dos secretários municipais e demais autoridades.
Dom Messias, bispo diocesano, disse que essa legalização do terreno vem como um presente para a Diocese, que no dia 30/05 comemora 58 anos de instalação. Disse ainda que esse ato representa segurança e tranquilidade por saber que estão residindo num lugar que é de fato, da diocese. Lembrou que no passado, tudo era feito através de conversas e de gestos de confiança e as coisas não eram muito documentadas, mas, segundo ele, agora, é um momento de graça para a diocese. “Esse é um momento de muita alegria para todos nós. Agradeço a prefeita Solange e os vereadores que aprovaram o projeto que é um ato de generosidade. Quando a Solange foi empossada, eu disse que ela era a mãe da sociedade de Uruaçu, e este gesto é de amor de mãe que se estende para nossa diocese e para este Seminário. Sem dúvida nenhuma, é um grande presente para a diocese de Uruaçu, que completa 58 anos de instalação. Era um momento muito esperado por nós e agora se oficializa”, disse dom Messias. Ele acrescentou ainda que, esse gesto é um bem que vai alcançar não só a cidade de Uruaçu, mas todos os 27 municípios que fazem parte da diocese.
De acordo com o Reitor do Seminário, Pe. Franciel, a regularização contribui para a expansão do terreno. Ele conta que, com a situação dominial resolvida, pretende construir um Seminário Propedêutico, ou seja, um espaço para aqueles que estão iniciando sua formação para o Sacerdócio e que posteriormente, entrarão definitivamente no Seminário Maior para a Filosofia. “Nós que estamos neste lugar há bastante tempo, participar da legalização desse terreno através deste ato, com os esforços de vocês (envolvidos), da Solange (prefeita), dos vereadores para que isso se tornasse realidade, é motivo de muita felicidade e com certeza é um marco não só para nossa diocese, mas, principalmente para o Seminário”, ressaltou Pe. Franciel.
A prefeita Solange agradeceu ao clero da cidade pelas orações e carinho demonstrado. Disse que, essa regulamentação era um sonho que vinha se arrastando há anos e que agora se torna realidade. “Quando percebemos que a área do Seminário há tantos anos não tinha documentação, nós enviamos o projeto de Lei para a Câmara para essa área fosse regularizada. É importante ressaltar e agradecer a atuação dos vereadores que com muita delicadeza acolheu o projeto e hoje entregamos para dom Messias que é de fato e direito, toda documentação necessária para que a diocese possa fazer a escrituração do lote. Esse governo tem um compromisso muito grande com as pessoas e instituições, então unindo a boa fé e a boa vontade e a motivação de resolver o problema, junto com a Câmara, Já resolvemos grande parte dessa problemática. Vontade de querer que as coisas aconteçam”, ressaltou.
Solange aproveitou a ocasião para anunciar que através de Emenda Parlamentar do deputado federal Rubens Otoni no valor de R$ 245 mil, será alocado para a construção da Praça Cristo Rei, localizado entre os bairros São Jorge e Vila Dourada, local que está inserida a Capela Cristo Rei. Ela informou que o projeto de urbanização será feito com recurso da prefeitura, que somando com o valor da emenda, a Praça terá um custo final estimado em cerca de R$ 380 mil.
A desafetação e doação dessa área para a diocese só foi possível graças ao empenho da prefeita Solange e sua equipe de governo que perceberam que diversas áreas não estavam regularizadas. Segundo a chefe do Paço Municipal, outros 100 terrenos serão regulamentados até julho, na comemoração do aniversário de Uruaçu, através de parceria com o Legislativo. Essas áreas inclusive também estão há anos em uso pelos proprietários sem a devida escritura.
“Criamos uma secretaria da Habitação e dentro dela, um dos seus objetivos, além de construir casa para quem não tem, bem como buscar recursos para isso, nós estamos trabalhando para regularizar escriturações. Nós temos bairros que 80% dos lotes precisam ser regularizados. As pessoas querem ter acesso a um empréstimo, querem fazer uma reforma e não tem como fazer porque não tem documentação necessária”, disse Solange.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.