Prefeitos do Norte Goiano que participaram do V e último Fórum de Monitoramento dos Compromissos Regionais do Programa Líder nos dias 4 e 5 de abril na cidade de Porangatu demonstraram muita confiança no projeto de Crescimento Econômico desenvolvido pelo Sebrae. Segundo afirmou o prefeito local Pedro Fernandes, o Líder Norte é sem dúvida o caminho para que se possa alavancar a economia na Região Norte de Goiás, tendo em vista que a metodologia de trabalho desta ferramenta é baseada na coletividade. Ele explicou que de nada adiantaria o município dele ter uma economia forte enquanto que as demais cidades da região vivessem à margem das necessidades. Para o gestor público, o programa do SEBRAE e agora colocado à disposição da região poderá garantir o crescimento uniforme dos municípios que abraçaram esta ideia.
Pedro Fernandes destacou vantagens que Porangatu leva pela suas localização geográfica e disse que os eixos ferroviário (Norte-Sul) e rodoviários (Rodovias Estaduais e Federais) que cortam o município permitem o escoamento da produção e facilitam escoamento da produção, assim como a importação de outros produtos, o que fortalece de forma expressiva o setor comercial.
O prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges, que é participante efetivo desde o início do Programa Líder Norte, disse que os municípios não poder atingir o crescimento tão esperado trabalhando de forma isolada e ressaltou que em Alto Horizonte, onde existe uma grande mineradora instalada, o trabalho administrativo ocorrer de forma planejada, buscando alternativas, incentivando novas modalidades que possam agregar valores e garantir a geração de empregos a fim de que o município possa alcançar a autonomia financeira e deste modo se tornar autossustentável no período pós-mineração.
Niquelândia que sofreu declínio da economia em razão do fechamento de uma mineradora, fato ocorrido há cerca de 2 anos, vive o drama da queda de receitas e luta pela retomada do crescimento. O prefeito Fernando Carneiro que venceu a eleição suplementar no dia 3 de junho de 2018 com cerca de 70 por cento dos votos válidos disse que a esperança dele é que o Projeto Líder possa ajudar o município a sair da crise. “Este projeto é muito importante para Niquelândia, pois sabemos que o município enfrenta duas crises, a nacional e a local devido ao fechamento da mineradora que nos acarretou muitos problemas. Eu vejo que este projeto irá nos ajudar a solucionar estes problemas que estamos passando. Sem o SEBRAE não estaria acontecendo este projeto, o Líder além de tirar Niquelândia da crise vai apontar novos horizontes para o município”, assegurou o prefeito Fernando Carneiro.
O Programa Líder a partir de agora mudará de fase, o Sebrae que até agora foi a instituição responsável pelas ações, passa a ser um parceiro e apoiador nas atividades, e sendo assim, os agentes de desenvolvimento distribuídos nos cinco eixos do programa que são os grupos de ignição (Turismo, Agronegócio, Gestão, Educação e Logística) vão ter que assumir a coordenação do programa.
Para a coordenadora regional do Sebrae Rubya Karla, a instituição cumpriu com todas as metas que estavam previamente estabelecidas nas primeiras fases do Programa Líder Norte que culminaram com a elaboração do Plano de Ação. Ela explicou que o Sebrae apontou o caminho da solução e a partir de agora o grupo precisa caminhar com as suas próprias penas. Inocêncio Magela e Augusto Portugal que foram os dois mediadores do Projeto Líder Norte se despediram do grupo de forma emocionante, demonstrando todo carinho que eles têm pelos integrantes do projeto e pelo trabalho que agora fica como legado para a região.
Inocêncio Magela disse que ficou sensibilizado com o envolvimento das autoridades do Norte de Goiás em relação ao Projeto Líder e deixou o sentimento de gratidão ao parabenizar o grupo pela dedicação, pelo trabalho apresentado e desejou sucesso a todos. Emocionado Augusto Almeida que é coordenador da Unidade de Atendimento Institucional do SEBRAE falou da motivação dos agentes do Líder Norte atores e declarou que tem a missão de não deixar o projeto morrer. “O Líder deixará um legado importantíssimo para as comunidades do Norte Goiano”, declarou Augusto Almeida.
A próxima reunião do Programa Líder está marcada para acontecer no dia 14 de junho na cidade de Uruaçu. Para a ex-deputada Vanuza Valadares, o movimento Líder Norte já se encontra num estágio bem avançado. Ela explica que através da divisão de tarefas, cada eixo se desdobra para consolidar as metas estabelecidas no plano de ação. “O eixo turismo do qual eu faço parte, conseguiu concretizar alguns dos desafios propostos. A presença do presidente da Goiás Turismo Fabricio Amaral trouxe, através das palestras, uma nova perspectiva de regionalização do turismo no Vale da Serra da Mesa. Contamos também com a presença da consultora do Sebrae Laura Pedretti, que veio buscar informações para a elaboração do Plano de desenvolvimento integrado do turismo. Assim que os estudos forem concluídos, virão novas etapas, como a metas a serem traçadas, monitoramento dos trabalhos executados e acampamentos das estratégias estabelecidas. Assim, novos caminhos serão abertos e sem dúvida novos desafios. O Líder ao finalizar essa etapa, nos deixa um legado de confiança por estamos mais preparados e de fé, porque acreditamos que com trabalho e persistência vamos construindo nosso futuro”, disse Vanuza.