terça-feira , 16 agosto 2022
Home » Cidades » Uruaçu » Prefeitura aplica rejeito de mineração para correção de acidez do solo e desenvolvimento de lavouras em Campos Verdes

Prefeitura aplica rejeito de mineração para correção de acidez do solo e desenvolvimento de lavouras em Campos Verdes

A Prefeitura de Campos Verdes por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Instituto em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e Embrapa, iniciaram a segunda fase de estudos da aplicação do rejeito da exploração mineral de esmeraldas na agricultura. Após a conclusão da fase de testes laboratoriais que identificaram propriedades para fertilização do solo, a pesquisa agora aplicará o pó da pedra em diversas propriedades rurais que possuem plantações de banana, mandioca, mamão hortaliças, abacate e pimenta.

O objetivo do projeto é dar um destino correto do passivo da mineração para ser aplicado na agricultura (para correção do solo) além de buscar uma forma rentável dos mineradores e garimpeiros comercializarem o calcário do pó da pedra para ser aproveitado por fazendeiros e produtores rurais gerando renda para o setor de mineração do município.

“Com o rejeito da mineração ou pó da pedra é possível fazer diferentes formulações, atendendo cada cultura e a cada tipo de solo conforme já vimos nos testes laboratoriais e agora estamos vendo na prática nas plantações onde foi aplicado o rejeito como alternativa para agricultura”, comentou Carlos Vaz.

O prefeito Haroldo Naves destacou que o rejeito vai se transformar em renda para a comunidade. “Estamos construindo um destino rentável para o rejeito da mineração e consequentemente vamos eliminar os passivos da mineração de esmeraldas que poderá ser usada na agricultura e na pecuária para correção do solo. Com a união de todos e principalmente de garimpeiros, mineradores, prefeitura e IFG vamos fortalecer a renda de centenas de pessoas que sobrevivem da mineração de esmeraldas em nosso município”, comentou Naves.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Caiado assina lei que proíbe cobrança de pedágio em rodovias goianas

Ato foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Estado e revoga lei nº 19.999, ...

Produção de uva cresce 13,5% em Goiás na safra 2022

Cultivo da fruta ganha espaço tanto para consumo in natura quanto para a produção de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.