Prefeitura de Uruaçu apresenta ações concretas em defesa dos animais

Decisões foram tomadas durante audiência pública que ouviu a opinião de representantes de diversos segmentos
O prefeito Machadinho participou, na manhã desta terça-feira (24), de uma importante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Uruaçu, que teve como pauta central a definição de medidas efetivas em defesa dos animais, especialmente aqueles em situação de rua, abandono e maus-tratos. A audiência foi uma iniciativa da vereadora Jovey Magalhães e contou com representantes de diversos segmentos.
Durante o encontro, Machadinho destacou que a gestão municipal já está mobilizada para resolver o problema de forma responsável e definitiva. “Nós já estamos organizando uma área de 5 mil metros para construir o Centro de Zoonoses de Uruaçu. Com ou sem parceria, a Prefeitura vai dar início às ações. A resposta para a população chegará em breve”, afirmou.
O prefeito também anunciou outras medidas importantes que fazem parte do plano de atuação do município:
A chegada de um castramóvel, por meio da parceria com o Consórcio de Desenvolvimento do Norte (CIDERNORTE), que permitirá a realização de castrações gratuitas, contribuindo diretamente para o controle populacional de cães e gatos; a celebração de convênios com clínicas veterinárias locais, que garantirão atendimentos mensais, de acordo com a capacidade financeira do município e a implementação de uma política pública permanente, que irá além de promessas e passará a ser uma realidade para a população e para os animais de Uruaçu.
Machadinho também destacou que, embora esteja há apenas seis meses à frente da administração municipal, acompanha há mais de dez anos a luta da comunidade em defesa dos animais. “O povo quer é ação. Não adianta ficar só no papel. Estamos aqui para resolver”, reforçou.
O prefeito de Novo Planalto e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte (CIDERNORTE), Eudes Araújo participou da audiência e anunciou um importante apoio ao município. Ele garantiu que, no prazo máximo de 60 dias, o castramóvel que atende diversas cidades da região estará em Uruaçu, realizando castrações gratuitas. A medida é fundamental para reduzir a reprodução descontrolada de animais e, consequentemente, contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes.
A audiência pública também contou com a participação do Ministério Público, representado pelo promotor de Justiça, Dr. Afonso Antônio Gonçalves Filho. O promotor destacou que o Ministério Público, após diversas tentativas de resolver o problema na esfera administrativa junto à gestão anterior, precisou acionar o Judiciário, resultando em uma decisão liminar que obriga o município a adotar uma série de medidas na área de proteção animal.
Segundo o promotor, a decisão judicial exige ações como a elaboração de um projeto de lei municipal específico, a criação de um espaço adequado para acolhimento dos animais, desenvolvimento de projetos educativos, campanhas de castração e controle populacional, além de outras providências.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.