Com patrocínio da Yamana Gold e apoio do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, 60 professores da rede pública serão capacitados ao longo de 2016.
O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública tem mais um novo polo. Agora, professores, gestores e profissionais da educação dos municípios de Nova Iguaçu de Goiás, Campinorte e Alto Horizonte também serão capacitados pelo projeto do Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, com o patrocínio da Yamana Gold e apoio do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental. O primeiro encontro do curso aconteceu nos dias 11 e 12 de maio, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu de Goiás, totalizando 18h de carga horária. A capacitação dos professores irá até o final do ano com vários módulos.
Aproximadamente 60 docentes dos três municípios terão conteúdos como “As dimensões do esporte” e “Os princípios que envolvem o Esporte Educacional”. Também haverá uma abertura para a apresentação do projeto do IEE para os professores, secretários municipais e representantes da Yamana Gold e do Instituto Yamana. Natália Santos e Raquel Clementino, ambas do IEE, serão as responsáveis pelo curso. “Estamos muito felizes com mais essa parceria. Junto à Yamana Gold, agora podemos levar o trabalho sério e comprometido do Instituto Esporte & Educação para o Estado de Goiás. Serão mais profissionais capacitados e, consequentemente, o Esporte Educacional chegando para muito mais pessoas”, afirma Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do IEE.
Segundo Osvaldo Filho, diretor do Instituto Yamana, em um ano, em que o Brasil recebe o maior evento de esportes do mundo, as Olimpíadas, será de extrema importância aproveitar o momento para difundir ainda mais sobre a relevância do esporte educacional.
Além das questões como saúde, lazer, disciplina e convivência, a prática estruturada do esporte, destaca Osvaldo, é um fator que agrega positivamente na formação do ser humano e em todas as suas dimensões. “Dar ferramentas aos educadores para desenvolverem em suas atividades do dia a dia, sobre esse assunto, é o primeiro passo na direção transformadora que o esporte tem e suas potencialidades”, ressalta o diretor.
Formação Continuada de Professores da Rede Pública
O projeto está no seu quarto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Em 2015, o projeto atuou em 18 cidades de seis estados (São Paulo, Pernambuco, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.