sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Projeto Ser Natureza é implantado em Uruaçu

O objetivo principal do projeto é preservar manancial do Rio Passa Três, fonte de abastecimento público do município.

Uruaçu Parque Jatobá placa siteO município de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou no último dia 13, o Projeto “Ser Natureza” do Ministério Público do Estado de Goiás. Além do apoio irrestrito do Ministério Público local, o projeto conta ainda com a participação da EMATER, SANEAGO, FURNAS, Usina de Álcool de Uruaçu, ATENG (Associação de Técnicos e Engenheiros do Norte Goiano), Lions Clube, empresários locais e Secretarias municipais. O objetivo é recuperar nascentes de rios e córregos, em especial do Rio Passa Três, manancial que faz o abastecimento público do município e assim, futuramente não falte água para a população.

A proposta teve início a partir da adesão do promotor de Justiça Afonso Gonçalves Filho ao projeto ambiental, quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a EMATER solicitou que o programa fosse instalado no município. A partir daí, todos empenharam para que o Ser Natureza fosse implantado de fato.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Thiago César Meireles, além da recuperação das nascentes, o projeto prevê ainda, a preservação de áreas degradadas que margeiam o rio, devido muitos proprietários terem desmatado suas propriedades e essa atitude pode causar um assoreamento no rio. A pretensão nos próximos dois anos, segundo ele, é também recuperar toda margem até chegar na área de captação de água da SANEAGO. “Considerando a situação hídrica brasileira e o desequilíbrio visto em alguns estados brasileiros, muitas cidades sem abastecimento de água, é que buscamos implantar no nosso município esse projeto. Levando em consideração que Uruaçu depende apenas do Rio Passa Três para abastecimento, e manter a permanência dessa água é de fundamental importância. É preciso começar a criar uma consciência ambiental, porque se fizermos isso teremos um equilíbrio ecológico. Que essa iniciativa seja exemplo para gerações futuras”, disse Thiago.

O Ministério Público Estadual parabenizou, de forma expressiva, o trabalho realizado em apenas um dia em Uruaçu, em especial o Secretário Thiago, responsável pela logística e pelo projeto que será levado como referência a outros municípios goianos, onde o mesmo trabalho será desenvolvido.

Inicialmente duas nascentes receberam o cercamento na área de preservação e também recomposição da flora com plantio de cerca de 160 mudas. As duas propriedades consideradas APP (área de preservação permanente), ficam localizadas próximas ao povoado de Urualina, com áreas correspondentes a 2.200 metros (propriedade de Salvador Domingos de Souza) e 5.800 metros quadrados (propriedade de Fernando Moreira Alves). O monitoramento dessas áreas será feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com técnicos da EMATER e também dos proprietários que são corresponsáveis.

Para os proprietários que tenham nascentes em suas propriedades e queiram preservá-las, procurem a Secretaria de Meio Ambiente, façam seus cadastros e posteriormente será feito um diagnóstico da situação de suas nascentes e assim verificar de que forma o município poderá ajudar.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.