O objetivo principal do projeto é preservar manancial do Rio Passa Três, fonte de abastecimento público do município.
O município de Uruaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou no último dia 13, o Projeto “Ser Natureza” do Ministério Público do Estado de Goiás. Além do apoio irrestrito do Ministério Público local, o projeto conta ainda com a participação da EMATER, SANEAGO, FURNAS, Usina de Álcool de Uruaçu, ATENG (Associação de Técnicos e Engenheiros do Norte Goiano), Lions Clube, empresários locais e Secretarias municipais. O objetivo é recuperar nascentes de rios e córregos, em especial do Rio Passa Três, manancial que faz o abastecimento público do município e assim, futuramente não falte água para a população.
A proposta teve início a partir da adesão do promotor de Justiça Afonso Gonçalves Filho ao projeto ambiental, quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a EMATER solicitou que o programa fosse instalado no município. A partir daí, todos empenharam para que o Ser Natureza fosse implantado de fato.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Thiago César Meireles, além da recuperação das nascentes, o projeto prevê ainda, a preservação de áreas degradadas que margeiam o rio, devido muitos proprietários terem desmatado suas propriedades e essa atitude pode causar um assoreamento no rio. A pretensão nos próximos dois anos, segundo ele, é também recuperar toda margem até chegar na área de captação de água da SANEAGO. “Considerando a situação hídrica brasileira e o desequilíbrio visto em alguns estados brasileiros, muitas cidades sem abastecimento de água, é que buscamos implantar no nosso município esse projeto. Levando em consideração que Uruaçu depende apenas do Rio Passa Três para abastecimento, e manter a permanência dessa água é de fundamental importância. É preciso começar a criar uma consciência ambiental, porque se fizermos isso teremos um equilíbrio ecológico. Que essa iniciativa seja exemplo para gerações futuras”, disse Thiago.
O Ministério Público Estadual parabenizou, de forma expressiva, o trabalho realizado em apenas um dia em Uruaçu, em especial o Secretário Thiago, responsável pela logística e pelo projeto que será levado como referência a outros municípios goianos, onde o mesmo trabalho será desenvolvido.
Inicialmente duas nascentes receberam o cercamento na área de preservação e também recomposição da flora com plantio de cerca de 160 mudas. As duas propriedades consideradas APP (área de preservação permanente), ficam localizadas próximas ao povoado de Urualina, com áreas correspondentes a 2.200 metros (propriedade de Salvador Domingos de Souza) e 5.800 metros quadrados (propriedade de Fernando Moreira Alves). O monitoramento dessas áreas será feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com técnicos da EMATER e também dos proprietários que são corresponsáveis.
Para os proprietários que tenham nascentes em suas propriedades e queiram preservá-las, procurem a Secretaria de Meio Ambiente, façam seus cadastros e posteriormente será feito um diagnóstico da situação de suas nascentes e assim verificar de que forma o município poderá ajudar.