quinta-feira , 28 março 2024

Ronaldo Caiado e Sávio Soares entregam obras de restauração da igreja do século XVIII

A recuperação da Ermida Nossa Senhora das Mercês, em Pilar de Goiás, foi realizada com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás

O governador Ronaldo Caiado juntamente com o prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Soares, entregou no último dia 08, as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, construída entre 1783 e 1824 por escravos e pardos em estilo colonial. O recurso de R$ 250 mil, foi da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC).

Para o secretário Edival Lourenço, este tipo de iniciativa é importante por estar relacionada com a história do Estado. “Algumas das obras mais antigas de Goiás são justamente igrejas. São obras belíssimas. A Igreja das Mercês, por exemplo, chama a atenção por sua singeleza. As histórias de gerações e gerações de goianos de uma forma ou de outra passaram pelas igrejas, direta ou indiretamente. Cuidar desse patrimônio também significa cuidar de nossa história e de nossa Cultura”, explicou o secretário.

“A restauração dessa igreja é para preservar o nosso patrimônio histórico A Igreja Nossa Senhora das Mercês em Pilar de Goiás, foi construída pelos escravos no século XVIII e tombada pelo IPHAN no ano de 1980. Ela foi pintada, e as pilastras e esteios feito de aroeira foram substituídos, sendo a única que guarda sua originalidade até hoje. Obrigado governador Ronaldo Caiado por mais esse benefício para nosso município”, ressalta o prefeito Sávio.

Na etapa inicial, a equipe realizou um amplo levantamento de dados históricos e documentais sobre a Igreja. A arquiteta coordenadora da execução do projeto de restauro, Anamaria Diniz, explica que todas as informações foram consideradas para uma análise crítica, cruzando resultados com o mapeamento de danos atualizado e exames científicos.

De acordo com a coordenadora, o conceito proposto foi de caráter conservativo, reconhecendo e mantendo algumas intervenções arquitetônicas anteriores, e propondo estudos e saneamento dos danos. “A proposta foi, basicamente, remover e/ou substituir somente o que trouxer danos à conservação do imóvel, e o que descaracterize a arquitetura do século XVIII”, disse Anamaria Diniz.

A inauguração contou com a ilustre presença do governador Ronaldo Caiado, prefeito Sávio Soares; Padre Beneval; secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, secretário de Desenvolvimento Social Marcos Cabral, prefeitos de Santa Terezinha de Goiás, Tonin Camargo, de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira, de Hidrolina, Zazá Eloi; entre outras.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.