Com o apoio do Expresso Cidadão, a Prefeitura Municipal de São Luiz do Norte realizou nos dias 26 e 27 de agosto, o mutirão para emissão de documentos. O mutirão aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde diversos serviços foram ofertados gratuitamente.
O mutirão que é feito em parceira com os governos Municipal, Estadual e Federal, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), tem levado a centenas de pessoas, o direito à inclusão social.
A população do município teve acesso aos serviços de confecção de Carteira de Identidade 1ª e 2ª vias, Carteira de Trabalho, Passaporte do Idoso, Bolsa Família, Cadastro Único, aferição de pressão arterial, Cadastro de Quilombolas, fotos para documentos, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Provisória, além de informações sobre Previdência Social e INSS como aposentadoria, auxílio doença e maternidade.
O prefeito Jacob Ferreira, ressaltou a importância da realização do mutirão no município, disse que esses serviços são essenciais para as pessoas que não tem acesso facilitado à emissão de registro civil de nascimento e documentação básica. “Os mutirões são importantes para garantirmos a inclusão social das pessoas. Muitas vezes o cidadão não tem acesso a esses tipos de documentações e ficamos gratos por esse mutirão ter sido realizado no nosso município, pois, está garantindo que centenas de pessoas se tornem cidadãos de fato”, disse Jacob.
Com o mutirão, dona Maria Teodise de Oliveira, de 92 anos e moradora do município, pôde tirar a segunda via de seus documentos (CPF e Identidade). Ela conta que seus documentos haviam sido furtados e devido a dificuldade de locomoção, ela ainda não havia tirado outro, só agora pôde finalmente, tirar a documentação. “Fico feliz em poder tirar meus documentos de novo, eu estava sem documentos porque aqui não tem como tirar, só nas cidades vizinhas e com os meus 92 anos de idade, estava difícil pra mim. Esse mutirão foi muito bom pra nós. Pois a gente tá tirando nossos documentos de graça”, disse feliz dona Maria.
Jacob disponibilizou ainda transporte para os assentamentos e para comunidade quilombola Porto Leocárdio para que pudesses tirar suas documentações e assim exercerem o direito de cidadãos.
Veja isto também
Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos
Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …
Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP
O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …