O prefeito de São Miguel do Araguaia Ademir Cardoso, recebeu no último dia 11, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador em exercício José Eliton de Figuêredo Júnior e o secretário do Meio Ambiente de Goiás, Leonardo Vilela. Juntos eles conferiram ações de preservação ambiental do poder público e do setor privado no Médio e Alto Araguaia. Em Luís Alves, a comitiva sobrevoou de helicóptero a APA Meandros do Araguaia, lançou o Projeto Quelônios nas escolas, depois deu posse a brigadistas do Ibama e do ICMBio. A ministra Izabella Teixeira também conheceu as nascentes do Araguaia. |
Em discurso, José Eliton saudou a ministra pelo trabalho de preservação ao meio ambiente associado ao avanço dos diversos elementos da produção agrícola para garantir o desenvolvimento do Brasil. “Conheço muito Luiz Alves, e percebo que o Araguaia sofre muitas vezes com ausência de políticas públicas no sentido de preservar este importante ecossistema do Estado de Goiás e do País. Em conversa com a ministra, ela expôs a preocupação do governo federal em conjugar políticas públicas que garantam a preservação ambiental juntamente com a evolução do processo de fortalecimento da agricultura e pecuária no País, sabendo que esse crescimento tem que se dar de forma a preservar o meio ambiente, hoje mesmo estamos aqui abrindo a questão relativa ao projeto Quelônio, que já se desenvolve em Goiás há mais de 20 anos, comandado pela Secretaria do Meio Ambiente, o único estado da federação em que projeto dessa natureza não é comandado pelo governo federal. Isso demonstra o compromisso do Estado com o Meio Ambiente”, afirmou.
A ministra disse que Goiás tem o protagonismo de inovar, de conciliar uma riqueza biológica infinita. “Em 15 minutos de sobrevoo de helicóptero, conseguimos ver vários perfis de vegetação, coisas únicas que só têm aqui, o rio que tem a maior quantidade de peixes. Há todo um debate que esse Estado tem, no meu entendimento, a obrigação de liderar no Brasil, e liderar dentro da sustentabilidade, da geração de dinheiro, de riqueza. O Araguaia é um dos rios mais lindos que o País tem e o povo conhece pouco. Fala-se muito do Amazonas, mas fala-se pouco dos outros biomas, fala-se pouco do Cerrado. Na hora em que as pessoas conhecerem suas riquezas vão começar a defender os rios que geram riqueza, alimentação e vida para as pessoas”, disse a ministra.
Também fizeram parte da comitiva, o senador Demóstenes Torres; o presidente do ICMBio, Rômulo Mello; o secretário da Educação, Thiago Peixoto, a superintendente executiva da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira da Silva e deputados.