Além das palestras, foram distribuídos preservativos e folders alertando sobre o vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis principalmente no período do carnaval.
As equipes do PSF (Programa Saúde da Família) realizaram entre os dias 11 e 13 de fevereiro nos colégios estaduais, escola municipal e na Mineração Maraca, a campanha de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), com o objetivo de mobilizar os adolescentes para a prevenção, com o uso de camisinha, e assim diminuir a incidência das DST´s no município de Alto Horizonte.
Foi feita a abordagem e interação dos adolescentes e adultos multiplicadores de informações através das oficinas e dramatização a respeito do tema, orientado sobre a distribuição gratuita de camisinha nos postos de saúde.
Segundo informou a enfermeira do PSF Deidiane Kerlem essa data é onde há um aumento muito grade desse tipo de doença. “O objetivo desta ação foi conscientizar a população sobre os riscos mais comuns no período do Carnaval, como a ingestão de álcool e outras drogas, aumentando assim a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis”, salienta.
Durante todo ano a secretaria de Saúde trabalha a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio de ações educativas nas unidades do PSF e também com distribuição gratuita de preservativos. “Importante lembrar que o uso do preservativo é a única maneira segura de prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis, Gonorreia, Cancro Mole, Infecção pelo vírus HIV, Hepatite B, HPV ou Crista de Galo (Condiloma e Verrugas Genitais)”, orienta.
Camisinha
A camisinha é a maneira mais fácil e mais eficiente de impedir o contato com o sangue, esperma e secreção vaginal, evitando a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids. Deve ser usada sempre, em todas as relações sexuais, desde o começo. Para guardá-la, prefira locais frios e secos. Deixá-la por muito tempo na carteira, por exemplo, pode danificá-la.