Realizado pela Votorantim Metais Unidade Niquelândia, concurso chega à quarta edição premiando redações de alunos de Ensino Fundamental e Médio
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de Niquelândia têm até o dia 20 de maio para se inscrever no Concurso Tempos de Escola. Promovida no município pela Votorantim Metais Unidade Niquelândia com o Instituto Votorantim, a iniciativa premia redações que discutem o papel da educação formal. Desta vez, o tema escolhido foi a importância da escola na concretização de sonhos pessoais e profissionais. A avaliação dos textos é realizada em conjunto com representantes do Ministério da Educação e Canal Futura.
O Tempos de Escola foi criado para estimular a prática da escrita, valorizando o trabalho de alunos e professores. Em sua quarta edição, é realizado nos 32 municípios em que o programa Parceria Votorantim pela Educação desenvolve suas atividades. O concurso é dividido nas categorias Ensino Fundamental (3º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Os alunos vencedores receberão prêmios como câmeras digitais, material didático e computadores portáteis. Professores orientadores e as escolas também serão contemplados.
Segundo o gerente-geral da Votorantim Metais Unidade Niquelândia, José Maximino Ferron, uma das diretrizes de investimentos sociais da empresa é o apoio a projetos que atendam aos públicos jovens, proporcionando acesso a melhorias nas áreas de educação, trabalho, cultura e esporte. “Queremos buscar a sinergia com a comunidade escolar, fortalecendo políticas para a juventude e formando novos espaços de articulação entre sociedade, entidades civis e poder público”, avalia.
A divulgação dos vencedores acontece entre agosto e setembro. Em 2010, o estudante Dyhon Kley Moura de Morais, então no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Valentim Rodrigues, venceu a disputa nacional do concurso em sua categoria. No ano passado, o prêmio local veio para Karla Beatriz Pereira de Araújo (5º ano, Escola Municipal Juscelino Kubitschek), Jaqueline Ribeiro Bastos (8º ano, Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues) e Priscila Martins de Oliveira (3º ano do Ensino Médico, Colégio Estadual Joaquim Maria de Godói).