Percorrendo vários municípios goianos em busca de aliados no trabalho em prol do meio ambiente, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) chegaram ao município do Niquelândia no último sábado (31). O objetivo foi lanças localmente o Programa Nacional Proteção de Nascentes. Lá as entidades encontraram Luiz Vilela, que ao lado da esposa Giselia, já protegeu cinco nascentes dentro dos seus 58 alqueires. A iniciativa, que foi recebida de braço abertos na fazenda Vilela, onde está localizada nascente escolhida para o “pontapé” inicial da iniciativa.
Prestigiando o evento, o presidente do Conselho Administrativo da entidade, José Mário Schreiner, fez questão de ratificar a importância da iniciativa, apontando o objetivo da entidade: mostrar aos niquelandense a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira. “Alguns países já trabalham com a dessalinização da água. São Paulo vive uma crise hídrica gravíssima. E nós? Nós vamos arregaçar as mangas e proteger o maior número possível de nascentes”.
A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados. Em Goiás, já vestiram a camisa em prol do meio ambiente os municípios de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Orizona, Itaberaí, Silvânia, Rubiataba, Alexânia e Trindade.