Unidade Niquelândia da Votorantim Metais participa da 19ª Exposição Agropecuária com estande de conscientização ambiental

Visitantes do evento receberão informações sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos

Votorantim siteA Votorantim Metais estará presente em mais uma edição da tradicional Exposição Agropecuária de Niquelândia, que será realizada no período de 25 de julho a 3 de agosto. O público que passar pelo estande da empresa durante o evento receberá informações sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela Unidade Niquelândia, além das ações voltadas tanto para os empregados quanto para a comunidade.

Serão distribuídos folhetos educativos com dicas de conservação do meio ambiente, principalmente com ênfase nos cuidados com o uso da água para evitar o desperdício. Haverá também atividades lúdicas, como uma pescaria com um cenário de um rio poluído em que os visitantes irão colaborar com a limpeza ao pescar a sujeira contida naquele espaço.

O foco das atividades da Unidade Niquelândia durante a Exposição Agropecuária de Niquelândia está em sintonia com a campanha Água, Bem Presente. A iniciativa da Votorantim Metais é realizada durante o ano de 2014 em todas as unidades de operação no país para conscientizar as pessoas sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

Em Niquelândia, os trabalhos de conscientização são feitos nas reuniões dos Diálogos Diários de Segurança (DDS), em que os líderes das áreas esclarecem e orientam os empregados sobre diversas questões do dia a dia de trabalho que impactam na segurança, saúde e no meio ambiente. A Unidade Niquelândia conta, ainda, com o Programa de Educação Ambiental (PEA). Voltado para filhos de empregados próprios da empresa que estudam na Escola Sesi Vila Macedo, o PEA estimula a busca por conhecimento, o senso de responsabilidade pelo meio que cerca os cidadãos e a satisfação em contribuir para a construção responsável de um futuro melhor.

Recirculação

Atualmente, a Unidade Niquelândia possui capacidade para recircular 60% de água, o que contribui para reduzir a captação de água nos córregos no entorno da empresa para atividades industriais. Estão localizados em áreas de propriedades da Unidade Niquelândia nascentes de importantes  córregos, como Biliágua, Forquilha, Jacuba e Mosquito. Além disso, dos 110 quilômetros de extensão do rio Traíras, que abastece Niquelândia, 55 quilômetros, incluindo a nascente, estão em áreas da empresa e são mantidos preservados.

Para conservar os mananciais, a Unidade Niquelândia preserva as margens com dimensões estabelecidas por lei, cercadas para evitar a presença de pessoas e animais. Os locais são devidamente sinalizados e monitorados por brigadistas da empresa, que durante o ano todo trabalham para evitar incêndios que possam afetar as matas e áreas do entorno das nascentes.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.