quinta-feira , 28 março 2024

Vanderlan Cardoso promove em Uruaçu, o 2º Congresso Regional de Geração de Emprego e Renda

O senador Vanderlan Cardoso promoveu o 2º Congresso Regional Geração de Emprego e Renda, dia 23, no município de Uruaçu. O encontro contou com a participação de 22 municípios do Vale do São Patrício e Norte de Goiás. Prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais e líderes comunitários. Ao todo, mais de 300 pessoas participaram das palestras.

O Encontro foi realizado no auditório da FASEM, Faculdade Serra da Mesa, onde foram ministradas uma série de palestras com temas variados dentro da abordagem do fortalecimento da economia dos municípios. “Temos trabalhado no Senado Federal em apoio às pautas positivas para o Brasil, buscando a recuperação da economia e a geração de emprego e renda. Esses Congressos podem ser considerados a parte prática do que temos defendido no Congresso”, afirmou o senador Vanderlan Cardoso.

Prefeitos, vices, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, empresários, líderes da comunidade vindos de diversos municípios e acadêmicos da faculdade ouviram a mensagem do senador Vanderlan, que é empreendedor e gerador de empregos, principalmente em Senador Canedo.

O presidente da Federação da Indústria do Estado de Goiás, FIEG, Sandro Mabel foi o primeiro a palestrar, falando sobre o empreendedorismo e a necessidade da Região Norte deixar de ser apenas exportador e Comodities e passar a agregar valor aos produtos. “A Região Norte será a bola da vez, pois outras Regiões já avançaram em inúmeras áreas e agora, com a Ferrovia Norte-Sul passando por aqui, será a vez desta Região”, ressalta.

Além de palestrar sobre emprego e renda, o diferencial desse congresso foi a apresentação desenvolvida pelas consultoras técnicas do Ministério da Saúde, Sueli Almeida e Rosane Ballestero, que explanaram sobre os novos programas desenvolvidos pelo Governo Federal, como o “Saúde na Hora” e o “Médicos pelo Brasil”. Com esses programas o governo pretende mais do que dobrar o cuidado com a atenção básica de saúde, estendendo o horário de atendimento médico nos municípios e levando médicos para todas as Regiões do Brasil. Depois da palestra, as consultoras do MS ficaram no local tirando dúvidas dos prefeitos em relação aos programas.

A Ferrovia Norte-Sul foi um tema recorrente no evento, uma vez que as regiões do Vale do São Patrício e Norte de Goiás, cortadas pela Ferrovia, serão agraciadas com geração de emprego e renda nas áreas de terminais. O superintendente da SUDECO – Nelson Vieira de Fraga Filho falou sobre “Os Desafios da Ferrovia Norte-Sul”. Logo em seguida, a Assessoria de Assuntos Institucionais da VALEC, representada pelos técnicos Raimundo Junior e Bruno Simonini discorreram sobre “Áreas para Terminais e Áreas Prontas para Concessão”. A empresa RUMO S/A – por intermédio do seu diretor comercial Pedro Palma, apresentou um cronograma de trabalho estabelecendo o prazo de seis meses para a finalização do primeiro trecho da Norte-Sul em Goiás. Por fim, representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Coordenador Donalvan Moreira, falou sobre a “Ferrovia e as Novas Oportunidade para o Agronegócio”, apresentando um estudo do Governo Estadual sobre os municípios que serão afetados, de forma positiva, com a Norte-Sul.

O Coordenador de Projtos Integrados do Ministério de Desenvolvimento Regional, José Joaquim Calheiro Filho, encerrou o ciclo de palestras falando sobre “As Possíveis Parcerias com o Governo Federal”, abrindo um leque de oportunidades para os Municípios buscarem recursos federais. No fim, o senador Vanderlan Cardoso garantiu a realização de mais encontros sobre o mesmo tópico em outras regiões de Goiás ainda nesse ano. “Esse foi o segundo Congresso, e teremos muitos outros. Temos visto a importância desse evento para os municípios, mostrando que existe luz no fim do túnel”, disse o senador.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.